Trens do VLT chegam ao Porto de Santos (SP)

Viagem de navio da Espanha até o Brasil durou um mês e meio. Em 2015, VLT da Baixada Santista ajudará na mobilidade de mais de 2,5 milhões de pessoas

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Fonte: G1  |  Autor: G1 Santos  |  Postado em: 22 de maio de 2014

VLT será utilizado no transporte na Baixada Santis

Vagão do VLT a ser usado na Baixada Santista

créditos: Solange Freitas/TV Tribuna

 

Os primeiros trens do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) que será utilizado na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, chegaram nesta quinta-feira (22) em um navio que atracou no Porto de Santos.

 

O navio Grande Buenos Aires, de bandeira italiana, chegou ao Porto de Santos na noite desta quarta-feira (21) mas começou a descarregar os trens do VLT somente pela manhã. Por volta das 7h30, os trens saíram dos porões do navio. A embarcação também carrega trens que serão destinados a outras cidades do Brasil. A operação de desembarque deve durar cerca de três horas.

 

Os trens vieram da Espanha e a viagem até o Brasil durou um mês e meio. O navio saiu do porto espanhol no dia 7 de abril. O modelo do trem é o Tramlink, da Vossloh, com sete carros e capacidade para 400 passageiros. Além dele, outros dois serão fabricados na Espanha. Os 19 restantes, dos 22 previstos no contrato, serão fabricados no Brasil pela Vossloh Cogifer. O cronograma de entregas dos veículos será finalizado em agosto de 2015.

 

VLT é descarregado de navio no Porto de Santos (Foto: Solange Freitas/TV Tribuna)

VLT é descarregado de navio no Porto de Santos (Foto: Solange Freitas/TV Tribuna)

 

No total, 22 VLTs circularão no trecho entre a Esplanada dos Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos. Cada composição transportará 400 passageiros, dos quais 72 sentados. O trajeto levará 30 minutos entre os dois pontos limites do trajeto. E correrá de forma silenciosa sobre os trilhos, podendo desenvolver até 70 km/h, sincronizado com a abertura dos sinais em cruzamentos com outros veículos nas cidades.

 

O VLT vai operar das 5 horas à meia-noite e, de madrugada, passará por manutenção. Será integrado a linhas de ônibus e bicicletários.

 

A operação comercial no primeiro trecho tem previsão para início de fevereiro. Já os testes iniciais deverão ocorrer em julho deste ano. Em 2015, a população já poderá se deslocar com o novo modal de transporte, que trará para a região mobilidade a mais de 2,5 milhões de pessoas.

 

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