O corredor de BRT Transcarioca, que será inaugurado em 1º de junho, no Rio, já começará a funcionar com grades de um metro de altura, para evitar que pedestres atravessem a via e sejam vítimas de atropelamentos. É o que vem ocorrendo desde o início no BRT Transoeste, o primeiro que entrou em operação na cidade, servindo de ligação entre a Barra e os bairros de Santa Cruz e Campo Grande.
Após inúmeras reclamações sobre os frequentes acidentes com o Transoeste, as barreiras já estão sendo instaladas em partes do trajeto do novo BRT Transcarioca, que ligará a Barra ao Aeroporto Internacional, divulgou ontem (20) o jornal O Dia.
A medida adotada visa a evitar que pedestres atravessem o corredor exclusivo de ônibus fora das faixas, reduzindo as chances de atropelamento. A Secretaria Municipal de Obras informou que as grades do Transcarioca são justificadas pela grande concentração populacional em bairros por onde o corredor passará, como Madureira, Vaz Lobo e Vicente de Carvalho. As grades serão instaladas apenas nos locais com maior fluxo de pedestres.
Ainda de acordo com a secretaria, a ação não deve se estender para o BRT Transoeste. Para o órgão, o movimento de pedestres na Avenida das Américas, tida como uma das vias mais perigosas da cidade, não é tão intenso quanto o registrado no subúrbio e, portanto, a colação das grades não seria necessária.
Os acidentes vêm ocorrendo no corredor rodoviário desde sua inauguração, em junho de 2012. A reportagem de O Dia já apurou ao menos 11 atropelamentos ocorridos no Transoeste, com seis vítimas fatais. Além disso, um ônibus alimentador do sistema atropelou seis crianças, matando três delas, na Estrada do Mato Alto, em Guaratiba, em março. Colisões com carros que realizam conversões irregulares ou tentam cortar caminho pela pista exclusiva dos ônibus também acontecem com frequência. Procurado, o consórcio que opera o BRT informou que não dispõe dos números de acidentes no corredor.
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