Foi implantada neste sábado (17) uma nova ciclofaixa permanente no Recife. Com 3,5 km de extensão, o percurso liga os bairros de Afogados e Imbiribeira, ambos na Zona Sul, começando na interseção da Avenida 21 de Abril com a Rua Cosme Viana e seguindo pela Rua Santos Araújo, Ponte Gilberto Freyre, Avenida Arquiteto Luiz Nunes e Rua José Brandão, continuando por toda extensão da Lagoa do Araçá.
Por causa do projeto, a circulação de veículos no entorno da lagoa e na Rua José Brandão passa a ser de sentido único. A ciclofaixa será bidirecional, com exceção do contorno da lagoa, onde será unidirecional, e terá conexão com a ciclovia Tiradentes, que tem início no cruzamento da Avenida Caxangá e a Avenida do Forte e termina na Rua 21 de Abril. Com isso, o ciclista poderá sair da Caxangá e seguir até a Lagoa do Araçá em área específica para bicicleta.
Para garantir a segurança de todos, foi instalada sinalização horizontal e vertical. Rondas diárias farão a fiscalização do local, além de dois agentes de trânsito em pontos fixos na Avenida Arquiteto Luiz Nunes e na Rua Cosme Viana. A Luiz Nunes também conta com uma lombada eletrônica. Por um período educativo de oito dias, a velocidade será de 50 km/h, mas será de 40 km/h a partir do próximo sábado (24).
O percurso faz parte de um plano da Prefeitura que prevê 76 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas até 2016. O projeto está conciliado ao Plano Diretor Cicloviário (PDC), lançado pelo Governo de Pernambuco em parceria com os municípios da Região Metropolitana do Recife e que prevê 12 rotas cicláveis na capital.
Leia também:
Metrô de Pernambuco desenvolve aplicativo para ajudar na mobilidade
Paradas de ônibus do Recife com wi-fi
Bike Anjo divulga balanço do dia De Bike ao Trabalho