A Prefeitura de Fortaleza iniciou nesta sexta-feira (16) as obras das estações de ônibus na Avenida Bezerra de Menezes. O canteiro central da avenida vai abrigar 10 estações de ônibus, cinco em cada sentido da via, e as faixas preferenciais para ônibus serão do lado direito. Atualmente, as faixas preferenciais ficam do lado esquerdo.
As mudanças visam a implantação do BRT (Bus Rapid Transit, trânsito rápido para ônibus, do inglês) na Avenida Bezerra de Menezes.
Segundo a prefeitura, as duas faixas da esquerda na Avenida Bezerra de Menezes serão exclusivas para ônibus, táxis e veículos de transporte públicos a partir de agosto deste ano. Os veículos de passeio passarão a trafegar pelas duas faixas da direita de cada sentido da avenida. Parte das árvores do canteiro central da avenida será removida para a instalação das estações. Os recursos para a obra foram liberados pelo Governo Federal, no valor de R$ 718 milhões.
"Nossa expectativa é de que até o fim de agosto já teremos concluídas as obras do terminal do Antônio Bezerra e também vamos ter implantado o corredor Antônio Bezerra/Centro, com a transferência das faixas de ônibus para o canteiro central", afirmou o secretário de Infraestrutura Samuel Dias.
O corredor Antônio Bezerra/Centro é a primeira etapa do BRT Antonio Bezerra/Papicu que será implantado em duas fases, de acordo com a Prefeitura de Fortaleza. A primeira etapa liga o Terminal Antônio Bezerra ao Centro, por meio da Avenida Bezerra de Menezes. Esse primeiro trecho independe da finalização da obra no entroncamento das Avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales, que será utilizado somente na implantação da segunda etapa do corredor que ligará o Terminal Antônio Bezerra ao Terminal do Papicu, obra prevista para ser concluída até o mês de outubro deste ano.
Leia também:
Ação pede anulação do aumento do ônibus em BH
Viagem do Move BH demora quase dez minutos a mais do que previsão
Metrô de BH ganha mil vagas a mais a partir de hoje