Por mais que existam orientações, placas e sinalizações, andar de bicicleta no trânsito dos grandes centros urbanos continua sendo um desafio e exige atenção não só do ciclista, mas dos motoristas a sua volta. Um equipamento projetado por uma designer inglesa ajuda a chamar a atenção e pretende prevenir acidentes.
Emily Brooke desenvolveu o LaserLight, um produto de LED com laser instalado no guidão da bicicleta, que projeta uma imagem do veículo no chão, cinco metros à frente. Essa medida visa alertar motoristas sobre a presença de bicicletas próximas a ele - o que, muitas vezes, é dificultado pela posição do carro e por curvas, por exemplo.
Segundo o site Fast Company, Emily desenhou o projeto piloto na faculdade, em 2011. Após se formar, conseguiu financiamento no site de crowdfunding KickStarter, arrecandado mais de US$ 800 mil. O produto saiu do papel, Emily criou uma empresa para vendê-lo, a Blaze, e hoje o equipamento pode ser comprado por qualquer pessoa do mundo por 125 libras (cerca de R$ 465). "Percemos que os motoristas têm esperado passar pelo símbolo verde da bike, antes de mudar de faixa", disse.
No vídeo abaixo, Emily explica como o LaserLight funciona:
Leia também:
Cinco soluções alternativas de mobilidade urbana
Onde as pessoas estão pedalando?
Paletó, gravata e bicicleta