Na última terça-feira, a Linha 4/Amarela transportou 53 mil usuários além do que havia carregado no dia anterior, chegando a 405 mil, segundo a ViaQuatro,que opera o ramal. Na segunda-feira haviam sido 352 mil.
A maior parte destas entradas a mais, 35 mil (66% do total) ocorreram nas estações Luz e República, que passaram a operar das 4h40 à 0h desde a última segunda.
Na segunda a República teve 52,3 mil passageiros. Anteontem, 71,6 mil (37,1% a mais). A Luz passou dos 48 mil para 63,7 mil usuários (crescimento de 32,7%).
A abertura das duas estações fez quase dobrar o volume de passageiros no novo ramal. Antes do dia 15 deste mês, quando abriram, a média diária de usuários que usavam o trecho em operação -composto pelas estações Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã- era de 210 mil. Uma semana depois, no dia 22 deste mês, foram 255 mil, 45 mil a mais.
Até então, as duas estações operavam das 10h às 15h. Na sexta-feira passada, quando as duas ampliaram o horário e operaram das 9h às 16h, foram 270 mil usuários.
A rápida evolução na quantidade de usuários se deve ao fato de que até então elas não funcionavam nos horários de pico da manhã e da tarde. A projeção prevista pelo metrô é de que a estação República chegue a ter 100 mil usuários por dia, enquanto a Luz esse número deve ser de 132 mil.
Pesquisa
Desde o dia 15 deste mês o metrô colocou sete pesquisadores na estação República, logo após os bloqueios. Eles perguntam para o usuário qual linha ele irá usar -se a vermelha ou amarela. O metrô não especificou a finalidade desses dados.
Mais notícias sobre São Paulo-SP:
Mais de cem câmeras já multam desrespeito ao pedestre em SP
Em São Paulo, ciclovia da CPTM terá 20,4 km até dezembro
SP: Estações Luz e República passam a funcionar em novo horário hoje
Kassab diz que é "um absurdo" São Paulo não ter 400 km de metrô
Clique aqui e veja o Mapa da Rede de Transporte Público de São Paulo