Além do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), outras obras de mobilidade urbana não ficarão prontas a tempo da Copa do Mundo, em Cuiabá. A informação foi dada pelo secretário Maurício Guimarães, da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), nesta terça-feira (13), data que marca os 30 dias para o mundial de futebol. Ao G1, ele afirmou que as trincheiras do Santa Rosa e da Jurumirim, e o Complexo do Tijucal, composto por uma trincheira e um viaduto, que foi parcialmente liberado para o tráfego de veículos, não serão entregues até o dia 13 de junho, quando será realizado o primeiro jogo na capital.
No entanto, a expectativa da Secopa é entregar essas três obras durante a Copa, que termina no dia 24 de junho. Com o tempo curto para a conclusão dos projetos, Guimarães afirmou que a prioridade do governo é liberar as vias de acesso entre o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, e a Arena Pantanal, onde serão realizadas os jogos.
Neste mês, está prevista a inauguração da Arena Pantanal, da duplicação da Rodovia Mário Andreazza, em Várzea Grande, e da trincheira do Verdão, que fica nas proximidades do estádio. Com isso, vão restar ainda cerca de 40 obras para ser entregues no mês da Copa. Conforme a Secopa, não deve haver nenhuma cerimônia de entrega, apenas a liberação.
A trincheira da Jurimirim não deverá ficar pronta até o mês que vem (Foto: Edson Rodrigues/ Secopa-MT)
Demonstrando bastante otimismo, o secretário alegou que a capital do estado está preparada para receber o evento. "Cuiabá já está pronta para a Copa, pois as principais obras já estão concluídas ou quase concluídas", declarou. Segundo ele, contando com o VLT que só deverá ficar pronto no ano que vem, 30% do total das obras para a Copa ainda precisam ser executados.
Viaduto do Tijucal foi liberado parcialmente (Foto: Edson Rodrigues/Secopa)
Uma das obras é a do viaduto da Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande. Até agora já foram totalmente concluídos os viadutos da Sefaz e do Despraiado. Outros dois, da MT-040 e do Tijucal, foram inaugurados, porém, antes de ficarem prontos. Apenas a pista do elevado teve o trânsito liberado nas duas obras.
Passada a Copa, será dado continuidade aos projetos que compõem o conjunto de obras para a instalação do VLT, modal de transporte que deveria ter ficado pronto no início de março deste ano, conforme contrato firmado com o consórcio de empresas responsável pela execução do projeto. Contudo, houve atrasos e o VLT só deve ser entregue em 2015. Com a extinção da Secopa, em dezembro deste ano, o acompanhamento do projeto deve ficar por conta de outra secretaria, segundo o secretário.
Durante os 15 dias dos jogos, segundo ele, as obras referentes à instalação do VLT deverão ser paralisadas para não prejudicar o trânsito. Mas as outras três obras, das trincheiras Santa Rosa, Jurimirim e Tijucal, continuarão a ser executadas.
Recursos
Até agora, já foram gastos mais de R$ 1,5 bilhão com as obras da Copa, o que corresponde à metade do valor previsto. Guimarães informou que R$ 1,156 bilhão já foram aplicados nas obras do VLT, apesar do percentual baixo de execução. "Já foram liberados os carros e os trilhos, então agora o trabalho é instalar", explicou. Outros R$ 392 milhões foram gastos na construção da Arena Pantanal e R$ 34 milhões com as obras na Mário Andreazza.
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