Governo de PE promete esquema variado de mobilidade para a Copa

BRT da Caxangá não ficará totalmente pronto, mas levará à Arena PE. Estacionamentos periféricos serão instalados nas zonas Norte e Sul

Notícias
 

Fonte: G1 PE  |  Autor: G1 PE  |  Postado em: 13 de maio de 2014

Terminal Integrado Cosme e Damião está 95% concluí

Terminal Integrado Cosme e Damião está 95% concluído

créditos: Vitor Tavares / G1

 

Mesmo sem ainda ter divulgado o esquema de transporte de acesso à Arena Pernambuco para a Copa do Mundo, o governo do estado garante que o público que for assistir às partidas do estádio em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, terá opções variadas para ir e vir – pelo menos em relação ao que ocorreu na Copa das Confederações, em 2013. A um mês do início do mundial, o secretário-executivo da Secopa-PE, Gilberto Pimentel, adiantou, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta terça-feira (13), que o Corredor Leste-Oeste (Avenida Caxangá) funcionará em um esquema adaptado para a operação do campeonato.

 

Multidão tenta deixar chegar à plataforma do metrô, na Estação Cosme e Damião, no Recife (Foto: Luna Markman / G1)Na Copa das Confederações, metrô superlotou no Recife (Foto: Luna Markman / G1)

 

Ainda em obras, os dois corredores de BRT do Grande Recife (o Norte-Sul e o Leste-Oeste) não estarão prontos em tempo para o mundial. Entretanto, a Avenida Caxangá, que leva à região da Arena, funcionará de forma diferenciada para o evento. “Para a Copa do Mundo, teremos um esquema especial do BRT, que vai partir do centro da cidade até a Arena Pernambuco. Todas as estações não estão prontas, evidentemente; isso é visível. Mas algumas estarão finalizadas, aquelas que são prioritárias para a Copa do Mundo”, destacou Pimentel.

 

O esquema que será divulgado pela Secopa visa corrigir erros registrados na operação da Copa das Confederações, como a superlotação do Metrô.  “Esse ano estamos implementando melhorias em relação ao que aprendemos no ano passado. No ano passado, tínhamos praticamente uma forma de acesso, que era o metrô, que teve uma série de problemas, sobretudo no primeiro jogo. Esse ano, o torcedor terá outras opções. Além do BRT, vai ter outros estacionamentos periféricos”, disse. Além do Parqtel, às margens da BR-408, deverão ser implantadas linhas circulares com partida e chegada de estacionamentos localizados nas zonas Sul e Norte do Recife.

 

Em relação aos táxis, o secretário adiantou que a orientação é levar os torcedores até o Terminal Integrado de Passageiros (TIP), de onde os torcedores devem ir ao Parqtel ou à Estação Rodoviária do Metrô. “Existe uma restrição  imposta pela Fifa de limitação de acesso. Além disso, nossa arena fica localizada na margem de uma BR. Independente de Copa do Mundo, é proibido embarque e desembarque em BR”, contou Pimentel. Da Estação Cosme e Damião e do Parqtel, estão mantidas as linhas de ônibus circulares.

 

Prazos

Em contato com o G1, a Secretaria das Cidades de Pernambuco, responsável pela execução das obras de mobilidade, informou que os dois corredores de BRT entrarão em funcionamento em junho, mas não foi especificado de que forma. Já o Terminal Integrado Cosme e Damião está 95% concluído, e a passarela que liga a Linha Sul do Metrô ao Aeroporto Internacional do Recife está em fase de conclusão.

 

A previsão para concluir a obra do Túnel da Abolição, na Madalena, na Zona Oeste do Recife, continua para o início de junho. Já sobre o Ramal Externo da Copa, ligação entre o Terminal Integrado de Camaragibe e a Arena Pernambuco, a Secretaria informou que "atenderá a demanda para a Copa do Mundo".


Leia também:

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário