Metrô de Curitiba terá autorização para publicação do edital

Assinatura do novo edital para a construção do meio de transporte será na próxima sexta (9) e contará com a presença da presidente Dilma Rousseff

Notícias
 

Fonte: Gazeta do Povo  |  Autor: Raphael Marchiori  |  Postado em: 08 de maio de 2014

Fruet (ao centro) disse que haverá investimentos n

Fruet (ao centro) disse que haverá investimentos no metrô

créditos: Hugo Harada/ Agência de Notícias Gazeta do Povo

 

A prefeitura de Curitiba assinará, na próxima sexta-feira (9), a autorização para publicação do edital definitivo do metrô. O anúncio foi realizado pelo prefeito Gustavo Fruet, na noite desta quarta-feira (7), durante a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras 2014. As duas fases do metrô ligarão a Cidade Industrial ao Santa Cândida. A primeira fase está orçada em R$ 4,5 milhões.

 

“Na próxima sexta-feira assinamos a autorização [do edital] e a publicação ocorre dez dias depois. Publicado o edital, teremos 45 dias [para licitar]. Se tudo ocorrer bem, queremos o contrato assinado neste ano para começar as obras até o início de 2015.”

 

O anúncio do edital definitivo do metrô será realizado pela presidente Dilma Rousseff, que estará em Curitiba na próxima sexta para também inaugurar oficialmente a Arena da Baixada. Essa será a terceira vez que a presidente visita a capital paranaense para anunciar a construção do metrô. A primeira oportunidade ocorreu ainda durante a gestão Luciano Ducci.

 

Nas últimas duas semanas, o edital do metrô, já com as alterações levantadas durante o período de audiência pública, passou pela avaliação da Bolsa de Valores de São Paulo. Projetando a adoção do novo modal de transportes ao tema da conferência, Fruet reafirmou sua confiança no metrô como uma das soluções para melhorar a mobilidade urbana na cidade.

 

“Curitiba mudou de escala e hoje tem 3 milhões de habitantes considerando a região metropolitana. Hoje, precisamos de um meio que suporte o transporte de 30 mil usuários por hora. Daqui a alguns anos, essa demanda será de 40 mil. Por isso, precisamos anunciar esse pacote de investimento, não só do metrô, mas que passa também por um modelo de gestão na cidade com vias acalmadas, ciclofaixas e ciclorrotas."

 

Energias limpas e inovação

Fruet comentou também o paradoxo que é investir em tecnologias mais limpas para o transporte público sem que o custo disso sobrecarregue o usuário. “O custo de aquisição desses veículos [elétricos] acaba sendo o dobro do sistema convencional e essa conta é importante porque acaba sendo repassado à tarifa. Mas, se não buscarmos alternativas, vamos patinar e repetir processos em esgotamento”, ponderou o prefeito, que ainda falou sobre a importância de eventos como a CICI 2014 para a cidade. “Eventos como esse são importantes para unir diversas esferas em torno do desenvolvimento urbano e da sustentabilidade. São práticas e iniciativas inovadoras, que podemos levar para a cidade”, afirmou.

 

A Conferência Internacional de Cidades Inovadoras 2014 tem inscrições gratuitas. Além da programação desta quarta, haverá palestras até sexta-feira. A programação completa pode ser conferida no site www.cici2014.com, onde também os interessados podem se inscrever. 

 

Leia também:

Curitiba prepara "ruas calmas" para pedestres e ciclistas 

Primeira faixa exclusiva para ônibus começa a ser implantada em Curitiba 

Câmara de Curitiba analisa texto que permite regras próprias para metrô 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário