Sonho antigo dos moradores de Porto Alegre, o Aeromóvel inicia a atividade comercial a partir desta quarta-feira (7). O projeto idealizado ficou parado por mais de 30 anos e foi retomado em 2012 com investimentos do governo federal entrando na lista de obras para a Copa do Mundo. Os testes inciaram em agosto do ano passado, e os passageiros puderam usar o serviço gratuitamente. A operação comercial cobrará R$ 1,70 por viagem, sendo que os usuários do Trensurb pagarão apenas uma passagem para os dois modais.
As operações do Aeromóvel vão das 5h às 23h20, seguindo o mesmo horário do Trensurb, com intervalos de 10 minutos entre cada viagem nos dias úteis. Nos sábados, as viagens acontecem com intervalos de 10 e 15 minutos, já aos domingos e feriados todas as viagens ocorrerão com intervalos de 15 minutos.
Durante os testes, no horário pleno de funcionamento foram atendidos três mil passageiros por dia. A perspectiva da Trensurb é de que sete mil passageiros utilizem o serviço diariamente. Dois veículos fazem o transporte alternadamente, um com capacidade para 300 passageiros e o outro para 150. Para tirar o projeto do papel, foram necesários investimentos na casa de R$ 37 milhões.
Leia também:
Em Porto Alegre, aeromóvel inicia operação em período integral no dia 1
Projeto sugere ampliar calçadas de três ruas em Porto Alegre
Metrô de Porto Alegre: prazo para estudos termina hoje