Os usuários de transporte público, em Santarém, oeste do Pará, reclamam da demora dos ônibus nos feriados e domingos, porque as empresas do setor reduzem a frota em circulação durante esses dias. De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Trânsito de Santarém (SMT), as empresas de ônibus devem manter no mínimo dois coletivos por linha em dias de feriado e também aos domingos.
A estudante Elisangela Magno afirma que a espera pelo ônibus é demorada nos fins de semana, pois a frota de ônibus é reduzida. "Domingo eu espero até uma hora e 15 [minutos] para chegar ao local. Principalmente quem vai para a Nova República, que é muito escassa a frota de ônibus".
Segundo o fisioterapeuta, Erick Sena, a espera na parada de ônibus chega a ser de uma hora. "É complicada a situação de ficar aguardando mais de 15, 30 minutos, às vezes até uma hora. Tem que se planejar com antecedência, tipo dando o um intervalo de uma hora, sabendo que pode demorar até mais que isso”, explica.
Em áreas mais afastadas do centro da cidade, como na comunidade de Cucurunã, as opções de ônibus diminuem e os transtornos aumentam. "Domingo e feriado é esse transtorno que a gente tem de ficar esperando. Já estou esperando há quase meia hora mais ou menos. E já passou um [ônibus] para lá e não volta", relata a aposentada Edna Santos.
Segundo a SMT, foi detectado que algumas empresas de transporte coletivo não estão cumprindo a exigência de manter pelo menos dois ônibus por linha em feriados e domingos, portanto, após serem identificadas, elas deverão notificadas e punidas.
Leia também:
Os 'excluídos do transporte' no Pará
No Pará, defensoria pública cobra uso de elevador em ônibus
Elaboração do projeto do BRT de Belém será iniciado