Partindo do conceito de habitação social, que é voltado para a população que tem dificuldade no acesso à moradia, mais uma edição do Workshop Internacional de Desenho Urbano começou no Recife, nesta terça-feira (29). O evento deste ano procura traçar alternativas de mobilidade e habitação na capital pernambucana. O encontro ocorre no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, Centro, até o dia 9 de maio, com três palestras gratuitas e abertas ao público. O arquiteto argentino Jorge Mário Jauregui, que trabalhou no projeto do teleférico do Morro do Alemão (RJ) é um dos palestrantes da abertura.
Serão 80 profissionais de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da escola de arquitetura Architectural Association School of Architecture, de Londres. Eles vão debater propostas que visem melhorias no deslocamento e envolvimento de comunidades, favelas e morros na mobilidade do Recife. Juntos, eles vão se reunir durante a semana, com foco nos projetos da Avenida Norte Miguel Arraes, localizada na Zona Norte da capital pernambucana.
“Queremos articular a mobilidade do Recife com o projeto ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Governo Federal. Vamos analisar como as áreas de morro, como o da Conceição, podem garantir o acesso aos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) da Avenida Norte, que fazem parte de um projeto futuro da Prefeitura do Recife”, explicou o professor da UFPE e coordenador do workshop, Zeca Brandão.
Aspectos como a ocupação da área e os empreendimentos previstos para o local serão levados em consideração pelos estudantes e professores das universidades. Entre os pesquisadores, o argentino Jorge Jauregui debate as práticas atuais de projetos em áreas de interesse social, a exemplo do sistema teleférico no Morro do Alemão.
Na quarta-feira (30), a equipe visita a Avenida Norte após uma apresentação de detalhes do programa 'Minha Casa, Minha Vida', com a subsecretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Júnia Santa Rosa.
Confira a programação completa:
» Terça (29)
19h - Abertura - Palestra com Zeca Brandão
19h30 - Saudações institucionais (Ministério das Cidades, UFPE, Secretaria das Cidades/Governo de Pernambuco, Prefeitura da Cidade do Recife e Embaixada Britânica).
20h - Palestra inaugural do arquiteto argentino Jorge Mário Jauregui projetos de impacto social
Tema: Práticas atuais de projetos em áreas de interesse social
21h - Coquetel de abertura
» Quarta (30)
09h00 - Apresentação da área de estudo - (Histórico de ocupação da área, Condicionantes ambientais, parâmetros legais, projetos urbanos existentes e panorama de futuro e mobilidade urbana - Palestra com a Presidente do Instituto Pelópidas Silveira, Evelyne Labanca.
10h30 - Coffee Break
11h00 - Apresentação do Programa Minha Casa, Minha Vida - Palestra com a Sub secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades Júnia Santa Rosa.
12h00 - Intervalo
14h00 - Visita à Avenida Norte Miguel Arraes
» De 1º a 8 de maio
9h - Início das atividades do projeto
18h - Encerramento das atividades de oficina do Projeto
» Dia 9 de maio
14h00 - Apresentação dos resultados da oficina do projeto
17h30 - Saudações finais
Serviço
4º Workshop de Desenho Urbano
De 29 de abril a 09 de maio
Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, Centro
Entrada gratuita
Leia também:
Políticas para a mobilidade: está mais do que na hora
BRT do Recife só terá 2 estações funcionando na Copa
PE tem seis obras de mobilidade inacabadas a dois meses da Copa