Um projeto que pretende mobilizar a população numa ação social onde bicicletas que deixaram de ser usadas são recicladas e doadas para quem precisa teve início há cerca de uma semana em Cuiabá. O 'Recicletas' é um espelho do projeto já praticado pelo grupo Bike Anjo de São Paulo, mas na versão mato-grossense conta com o apoio da Associação MT Bikers (AMTB), do grupo Gurizada Mountain Bike Cuiabá e de outros ciclistas do estado.
O presidente da AMTB, Fabian Martinelli, explica que o projeto é formado por quatro etapas. Primeiro é necessário descobrir pessoas que deixaram de usar a bicicleta e que tenham interesse em doá-la. Na segunda etapa é feita uma triagem em busca de pessoas que realmente precisem receber a bicicleta. Caso necessário, as peças passam pela terceira etapa, uma reforma. A ideia é que essa reforma seja feita em uma parceria entre o doador e o recebedor. Por último, a bicicleta é oficialmente entregue.
Contudo o projeto carece de incentivos para que essa reforma possa ser feita. Tanto o doador, quanto o recebedor ou qualquer outra pessoa que tenha interesse podem contribuir com a compra das peças necessárias. “Algumas vêm com o pneu murcho, a corrente arrebentada, o freio estragado, ou partes enferrujadas, coisa pouca. Mas tudo em decorrência da falta de uso”, observa Martinelli.
“Inicialmente o público-alvo são as crianças e adolescentes que tenham difícil acesso à escola ou não tenham nenhum tipo de lazer durante o dia, mas nada impede que um senhor que precise da bicicleta para ir ao trabalho receba uma também”, esclarece. “Caso surjam interessados em outras cidades do estado, a nossa responsabilidade social é igual”, pontuou o presidente da AMTB.
Martinelli também explica que para cada pessoa que demonstre interesse em receber uma bicicleta, será agendada uma visita para avaliar a real necessidade de cada um. Ele conta que a ideia da associação é sempre trazer projetos de cunho social para o estado. O 'Reclicletas' foi escolhido após um grupo de ciclistas perceber certa carência nos bairros periféricos da capital em relação a atividades de lazer e à prática de esportes. “Muitas vezes, a criança deixa a atividade como essa de lado pelo alto custo. Uma bicicleta não é barata por vários fatores e o projeto vai tentar contribuir nesse sentido”, salientou.
A divulgação do projeto está sendo feita através de redes sociais e do boca a boca. O local para doar bicicletas fica localizado na Avenida Miguel Sutil, nº 6.788, no Bairro Despraiado, em Cuiabá. O recolhimento das bicicletas deve ser concluído dentro de um mês. “Preciso fechar essa primeira etapa para dar sequência ao projeto”, enfatizou Martinelli. A expectativa é que até o fim de maio a entrega das bicicletas seja feita.
Interessados em receber uma das bicicletas também podem se dirigir ao endereço mencionado. Até o momento, cerca de 15 bicicletas já foram recebidas pelo projeto. A expectativa é atingir a meta de 100 bicicletas.
Leia também:
Aplicativo permite acessar rotas e horários de ônibus em Cuiabá
Tarifa de ônibus entre Cuiabá e Várzea Grande cai para R$ 2,75
Governo anuncia construção da 1ª estação do VLT de Cuiabá