Manaus lança Edital de Licitação para implantação do BRT

A Prefeitura de Manaus lançou a nível nacional o Edital de Licitação do Bus Rapid Transit (BRT) - novo sistema de transporte público da capital

Notícias
 

 |  Autor: Portal Amazônia, com informações da Semcom  |  Postado em: 28 de setembro de 2011

O BRT terá 22 quilômetros de anel viário

O BRT terá 22 quilômetros de anel viário

créditos: Portal Amazônia

O projeto básico está orçado em R$ 290 milhões e deve ser concluído dentro de 24 meses após o início das edificações. Obra já foi aprovada pela Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União.


O sistema prevê a construção de22 quilômetrosde anel viário que interligará 20 estações e 3 terminais, com modais de velocidade média operacional 25km/h, tipo de veículo articulado e bi-articulado. A capacidade máxima é 270 passageiros por veículo. Segundo a Prefeitura, o BRT possui desempenho e conforto semelhante aos sistemas sobre trilhos, mas com custo entre4 a20 vezes menor e opera por controle centralizado, permitindo viagens em velocidades constantes e elevadas.


O Edital será publicado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) nos Diários Oficiais do Município e da União, possibilitando a participação de empresas de todo Brasil no certame. De acordo com o prefeito, o processo licitatório será acompanhado diretamente pelo Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União (TCU).


A previsão da Prefeitura é concluir a licitação até o início de novembro. Amazonino afirmou que espera assinar o contrato com a empresa vencedora do certame ainda este ano. Entre os objetivos do sistema está a eliminação do déficit de transporte coletivo nas áreas dos bairros Japiim e Cachoeirinha, integrando também os bairros de Educandos e Santa Luzia, para em seguida chegar ao Largo da Matriz.


O sistema partirá do Terminal de ônibus T-4, localizado na Avenida Camapuã, indo em direção ao Terminal de ônibus T-5, para em seguida prosseguir pela Avenida Cosme Ferreira. As obras prevêem  a qual através de Obra de Arte se integrará com a Avenida José Romão, desafogando o tráfego para a Cidade Nova e continuando até a Rótula do Coroado onde sofrerá uma deflexão à esquerda, adentrando na Avenida do Contorno, passando próximo a UFAM e chegando ao Bairro do Japiim, onde ao atingir a Avenida Manaus Moderna, integra-se com os acessos dos Bairros adjacentes, chegando finalmente no Largo da Matriz, onde se situa o T-0.

 

 

Mais notícias sobre Manaus-AM:

 

Manaus anuncia obra para melhorar mobilidade urbana em 2014

Verba para obra do monotrilho em Manaus está pendente

Mobilidade urbana precária pode tirar Manaus da Copa de 2014

Manaus já recebeu 280 novos ônibus

 

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário