A cidade de São Paulo ganhou um novo modelo de espaço de convivência nesta quarta-feira (16) na região da Bela Vista, no Centro da capital paulista, com a implantação de um parklet. O mobiliário urbano, que é muito conhecido nos Estados Unidos, recupera o espaço usado como estacionamento de veículos nas vias públicas e devolve ao pedestre.
Destinado ao lazer ou recreações artísticas, os parklets são plataformas que ampliam o espaço da calçada equipadas com bancos, floreiras, mesas, cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de exercícios físicos, paraciclos ou bicicletários.
O parklet paulistano foi implantado na Rua Padre João Manoel. Além da transformação da paisagem urbana, o espaço possibilita uma maior convivência dos moradores locais. O decreto que regulamenta os parklets será publicado no Diário Oficial da Cidade de quinta-feira (17).
Os parklets também podem ser adotados pela iniciativa privada ou por pessoas físicas, que ficarão responsáveis custos financeiros referentes à instalação e manutenção dos espaços.
Veja fotos aqui.
Leia também:
São Paulo pode ganhar novas "vagas-vivas"
Como construir espaços públicos
Praça para ciclistas é inaugurada em SP