A Prefeitura de Santos não cumpriu a promessa de instalar a plaquinha de QR Code em todos os pontos de ônibus da Cidade até o dia 4. O mecanismo informa em tempo real a chegada dos coletivos. Nesta terça-feira (15), a reportagem da Tribuna circulou por 30 pontos e pelo menos 17 deles não tinham o adesivo.
O recurso foi criado para facilitar a vida dos usuários, divulgando os horários dos veículos por meio de um código cuja leitura é feita via smartphones ou tablets.
A novidade não foi vista nos pontos em frente à Santa Casa (sentido praia), no Canal 1 (ponto próximo à Rua Dom Duarte Leopoldo e Silva) e entre as ruas Napoleão Laureano e São Judas Tadeu (Marapé).
No Morro da Nova Cintra, oito pontos estavam sem o código, dos 18 pesquisados. Lá, a ferramenta foi encontrada em frente à Igreja São João Batista, mas não no ponto ao lado da Lagoa da Saudade.
Na Zona Noroeste também foram observados muito equipamento sem o QR Code, como nos pontos da Avenida Jovino de Mello e Rua Sebastião Lins do Prado.
Já na parada da Avenida Nossa Senhora de Fátima, próxima à Rua Professor Francisco Domenico, uma situação ainda pior: apenas uma parte da plaquinha podia ser vista. “Seria ótimo se tivesse em todos os pontos, já estamos cansados de esperar por mais de meia hora”, desabafa a dona de casa Aurideia Fonseca, de 36 anos.
A reportagem testou o sistema no ponto de ônibus do Canal 1, próximo à Rua Vital Brasil. O mecanismo funcionou, mas nenhum usuário sabia como usá-lo. “Não tinha conhecimento desse código. Vou usar quando der, pois o 152 sempre demora”, diz a estudante Adriele Damaceno, de 17 anos.
O aposentado Manoel Rodrigues Matheus, de 70 anos, estava com o celular na mão, mas não sabia como usá-lo. “Achei que só existisse aquele letreiro (digital) no ponto de ônibus”.
Adesivos retirados
A Prefeitura de Santos garante que os mais de 800 pontos da Cidade receberam o código. Porém, alerta que já houve registros de retirada e depredação do material em diversos locais.
Informa que assim que qualquer ocorrência do tipo é constatada, a Viação Piracicabana faz nova aplicação no ponto. A Viação Piracicabana, por sua vez, destaca que o sistema é recente e “ainda não tem um levantamento do número de adesivos arrancados ou danificados”.
Explica, ainda, que “para este tipo de ação, são feitos adesivos reservas. Assim que constatada a falta no ponto, ele é reposto no mesmo dia”.
Por fim, a Prefeitura avisa que é desenvolvida uma campanha da Viação Piracicabana, dentro dos ônibus, sobre o site e como utilizar o aplicativo QR Code. É bom lembrar que o adesivo somente é afixado nos locais com parada de linha municipal. Pontos que só atendem ônibus intermunicipais não dispõem do serviço.
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