Projeto Sinal Livre de mobilidade urbana capacita educadores

Objetivo do projeto é educar, engajar e capacitar pessoas para atuar na mobilidade urbana. Participam 14 escolas públicas, de sete capitais brasileiras

Notícias
 

Fonte: Maxpressnet  |  Autor: Paulo Florêncio  |  Postado em: 09 de abril de 2014

Projeto Sinal Livre
créditos: Divulgação


Educadores que passaram por capacitação terão encontros com alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio de 14 escolas públicas
que irão desenvolver iniciativas de mobilidade urbana por meio de técnicos de Educomunicação

 

A Liberty Seguros realizou um evento de capacitação para formar educadores que irão atuar na 2ª edição do projeto Sinal Livre, idealização da empresa que promove ações e difunde boas práticas de mobilidade urbana nos grandes centros. Os educadores participaram de oficinas, discutiram ideias e apresentaram propostas sobre planos de mobilidade urbana em suas cidades, em encontro com jovens estudantes do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio. “Um dos pontos altos foi a atividade prática de educomunicação, quando os educadores puseram a mão na massa e desenvolveram um pequeno projeto em vídeo”, diz Karina Louzada, superintendente de assuntos corporativos da Liberty Seguros.

 

O Sinal Livre, que tem o objetivo de educar, engajar e capacitar pessoas sobre mobilidade urbana, terá projetos em 14 escolas públicas de 7 capitais brasileiras sedes da Copa do Mundo: São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ). Todas as escolas envolvidas participantes da iniciativa estão localizadas no entorno dos estádios.

 

Após a capacitação dos educadores, a Liberty vai promover encontros com os alunos das escolas do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio destas capitais. Todos terão formação sobre o tema e irão produzir conteúdos por meio de técnicas de Educomunicação – metodologia que estimula o aprendizado a partir do uso de ferramentas de Comunicação, como vídeos, fanzine e fotografia. “A ideia é que os jovens possam refletir e atuem como protagonistas, desenvolvendo propostas para melhorar a mobilidade urbana e multiplicando o conhecimento para além dos muros da escola”, diz a superintendente de assuntos corporativos da Liberty Seguros.

 

Ações práticas do Sinal Livre 

Além dos encontros de capacitação dos educadores e formação de estudantes por meio de técnicas de Educomunicação, estão previstas ações nas ruas para chamar a atenção do público sobre mobilidade urbana, como ocorreu em 2013. No ano passado, o Sinal Livre implantou um projeto de Educomunicação em 5 cidades do Brasil: Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Fortaleza. 

 

No período, 129 jovens participaram diretamente do projeto Agentes de Mobilidade Urbana (um dos pilares do Sinal Livre) desenvolvendo e colocando em prática planos para conscientizar comunidades sobre a importância do tema. A partir das produções dos jovens, mais de 3.800 pessoas foram impactadas indiretamente pelas ações. 

 

Jovens Agentes de Mobilidade Urbana

A estudante Bárbara Pereira Fonseca, 16 anos, aluna do segundo ano do ensino médio na Escola Estadual Professor Affonso Neves, é agente de mobilidade urbana do Sinal Livre em Belo Horizonte (MG), e se encantou pelo projeto assim que foi apresentado na sua escola. “Me interessei pelo fato de que no projeto poderíamos ter ideias e realizá-las. Além disso, entendi que seria muito bom ter contato com pessoas de opiniões diferentes”, diz.

 

A jovem participou em 2013 de diversas ações na capital mineira para melhorar a mobilidade urbana. “Com o projeto estou percebendo que falta muita coisa para melhorar a mobilidade nas cidades, não só no entorno da escola, mas também no meu bairro e na minha cidade. Mas agora sei que é possível resolver ou tentar resolver esses problemas com criatividade. Campanhas criativas me atraem e gosto de ver a reação das pessoas quando elas veem também”, afirma.

 

Outras iniciativas do Sinal Livre em 2013

Ao longo de 2013 os jovens Agentes de Mobilidade Urbana também tiveram a possibilidade de participar de outras ações do Sinal Livre focadas em levar para o público geral o convite para atitudes responsáveis que contribuam com a mobilidade urbana. Uma parceria do Sinal Livre com a Escola Olodum e com a Secretaria Cidade Sustentável da Prefeitura de Salvador resultou em uma ação durante a Copa das Confederações ao redor do Estádio Fonte Nova. Cerca de 20 jovens da Escola Olodum se uniram aos Agentes da Mobilidade Urbana do Colégio Estadual Senhor do Bonfim e foram às ruas da capital baiana para orientar as pessoas sobre como ter boas atitudes no trânsito, para melhorar a mobilidade urbana e aumentar a segurança tráfego.

 

Outra iniciativa foi durante a Semana Nacional do Trânsito, em setembro. A Liberty Seguros, em parceria com o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, promoveu o “Arte na Faixa” nas principais ruas do Rio de Janeiro, como forma de alertar os pedestres e motoristas sobre a importância de respeitar a faixa ao atravessar a rua. “É importante desenvolver ações criativas para sensibilizar a população sobre a responsabilidade no trânsito”, diz a diretora da seguradora.

 

A curadoria artística do projeto ficou por conta do grafiteiro Airá, O Crespo, um dos principais grafiteiros do Brasil, juntamente com mais 30 profissionais. Os desenhos ficaram expostos por cerca de 90 dias nas ruas, e todos contaram com a assinatura da campanha “Agora que você reparou, respeite a faixa”. Os Agentes de Mobilidade Urbana do Sinal Livre - alunos da ETE Adolpho Bloch, localizada em São Cristóvão – registraram a intervenção nas faixas a partir dos conceitos de Educomunicação.

 

A proposta do Sinal Livre é atingir outros centros urbanos brasileiros após a Copa do Mundo da FIFA de 2014, trabalhando em um legado social que beneficiará as comunidades ao redor dos estádios e também toda a população através da plataforma online.

 

O Projeto Sinal Livre, idealizado pela Liberty Seguros é desenvolvido em parceria com a Lynx, agência de consultoria socioambiental da Holding Clube. A adoção da causa está em linha com a missão da empresa, que é ajudar as pessoas a viverem vidas mais seguras e tranquilas, e também endereça uma grande problemática atual que afeta a todos os brasileiros que moram em grandes centros urbanos.

 

Dentro da iniciativa, a Liberty terá o papel de: educar jovens de escolas na comunidade ao redor dos estádios e oferecer a eles uma formação para que se tornem multiplicadores das atitudes positivas; engajar a população e torcedores durante os jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014™; influenciar políticas públicas promovendo a troca de informações entre as comunidades ao redor dos estádios e entidades responsáveis pela mobilidade urbana local; e reconhecer boas práticas por meio do lançamento do Prêmio Nacional de Mobilidade Urbana para incentivar projetos na área.

 

Sobre a Liberty Seguros

Seguradora Oficial da Copa do Mundo da FIFA2014™, a Liberty Seguros está no mercado brasileiro desde 1996, quando adquiriu a tradicional Companhia Paulista de Seguros, e está entre os nove maiores grupos seguradores do país. Com prêmios de R$ 2,4 bilhões e uma carteira com mais de 1,3 milhão de segurados, tem cerca de 1,5 mil funcionários, em 71 pontos de vendas em todo Brasil. Com mais de 16 mil corretores em todo o território nacional, a Liberty Seguros possui um portfólio com mais de 100 soluções de seguros para pessoas físicas, empresas e grandes riscos. É pioneira e especialista em seguros personalizados para funcionários de empresas, o seguro de afinidade (Affinity).

 

Sobre a Lynx

A Lynx atua com foco na criação e execução de projetos socioambientais alinhados a estratégia de negócio das empresas. Seus principais produtos são: gestão e avaliação de projetos socioambientais, gestão de resíduos, projetos de geração de renda e empreendedorismo, voluntariado, marketing relacionado à causa e eventos sustentáveis. A agência tem entre seus clientes empresas como Ambev, Governo de São Paulo, Liberty, Pepsico, Fleury, Skol, Brahma, Antarctica e Budweiser. A Lynx faz parte da Holding Clube, grupo fundado por José Victor Oliva e composto por mais sete agências: Banco de Eventos, Samba.Pro, Rio360, PlayBook, The Aubergine Panda, FanClub e Cross Networking.

 

Leia também:

O Mobilize Brasil precisa de você! 

Rua é lugar de gente 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário