Pedestres são as maiores vítimas do trânsito de SP, diz levantamento

De 1.188 mortes no trânsito em 2012, 45% foram por atropelamento. Só ontem (3) foram pelo menos seis acidentes deste tipo na capital

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Fonte: G1 SP  |  Autor: G1 SP  |  Postado em: 04 de abril de 2014

Só nesta quinta-feira foram pelo menos seis atrope

Estudo do MP mostra pedestres como maiores vítimas

créditos: Divulgação

 

Um levantamento inédito do Ministério Público mostra que pedestres são as maiores vítimas do trânsito de São Paulo. Mãe e filho, por exemplo, morreram juntos atropelados por um ônibus na manhã desta quinta-feira (3) na Zona Norte de São Paulo. Djalma Aquino de Jesus tinha 37 anos e era diarista.

 

Miguel morreu atropelado, junto com a mãe, no dia do aniversário de um ano. O acidente aconteceu por volta das 7h30. Djalma carregava o filho no colo por uma estrada no Jardim Antartica, na Zona Norte da capital.

 

Ela seguia até o ponto de ônibus, quando o motorista de um micro-ônibus deu marcha ré. Segundo a polícia, ele saiu de uma rua e entrou na rua onde estavam mãe e filho, que foram atingidos.

 

O motorista do ônibus, Jonas Marques da Silva, foi preso em flagrante, mas pagou fiança de 12 salários mínimos e vai responder em liberdade por homicídio culposo, quando não há a intenção.

 

Só nesta quinta-feira (3) foram pelo menos seis atropelamentos na capital. Os pedestres são as maiores vítimas do trânsito, como mostra um levantamento inédito do Núcleo de Criminologia do Ministério Público de São Paulo.

 

Das 1.188 mortes em acidentes de trânsito no ano de 2012 na capital, 45% foram por atropelamentos. A Marginal Tietê é a mais perigosa para os pedestres, seguida pela Marginal Pinheiros.

 

"Morrendo tanto pedestre desse jeito, a gente mostra exatamente como está a cidade de São Paulo em algo que é básico de qualquer país civilizado, que é o respeito ao cidadão que está sem carro", afirmou Alexandre Rocha Almeida de Morais, promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Criminal do Ministério Público de São Paulo.

 

A Prefeitura de São Paulo, que forneceu os números da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), para a pesquisa do Ministério Público, disse que já implantou medidas para diminuir os riscos nas piores vias.

 

“Na Marginal Tietê, já refizemos um reordenamento das questões de segurança. Criamos faixas exclusivas de ônibus, com velocidade de 50 km/h, pensando em diminuição de acidentes. E vamos implementar a mesma coisa na Marginal Pinheiros, estamos fazendo estudos”, afirmou o diretor de planejamento da Prefeitura Tadeu Leite Duarte.

 

A pesquisa do Ministério Público cruzou dados da CET, do Instituto Médico Legal e do sistema de informação criminal.

 

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