O governo do estado de São Paulo anunciou no último sábado (29) a autorização para a construção das obras complementares do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Santos, litoral do Estado. As obras, que serão realizadas no trecho de 1,5 km entre a Estação de Transferência Conselheiro Nébias e o Terminal Porto, têm valor previsto de R$ 118,7 milhões.
"Estamos destinando essa verba para as novas obras dos pátios e para a ampliação do VLT, que é um transporte de grande capacidade e que transporta os passageiros com segurança e qualidade", declarou o governador Geraldo Alckmin.
Segundo o governo estadual, a operação dos primeiros veículos será viabilizada em via única até que seja concluído o trecho complementar, em 2015, quando terá início a operação comercial do VLT. Com cerca de 11 km de extensão, o VLT ligará a Esplanada dos Barreiros, em São Vicente, ao porto de Santos.
A previsão de início das obras é julho de 2014 e a conclusão está prevista para o 1º trimestre de 2015. O projeto, que está sendo executado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), transportará em média 87 mil passageiros diariamente.
Leia também:
Arquitetos debatem o direito ao espaço público e à mobilidade
Em Santos (SP), códigos nos pontos mostram distância dos ônibus
Primeiro VLT deve chegar em maio deste ano em São Vicente (SP)