Cada vez mais populares na Europa, os 'quadriciclos' estão chegando agora ao Oriente Médio. Na quarta-feira (26), o ministro dos Transportes de Israel, Israel Katz, assinou o contrato de um programa piloto, com início previsto para agosto, que permitirá a importação de 1.000 destes microcarros para o mercado interno.
A ideia é que os quadriciclos sejam alternativa tanto para uso privado como, principalmente, ao sistema de compartilhamento público. Os veículos são elétricos, leves - seu peso não ultrapassa 400 kg -, projetados para alcançar velocidade máxima de 45 km/h e têm capacidade para apenas duas pessoas - motorista e passageiro.
"Como é um carro de pequenas dimensões, esperamos que funcione bem como solução de transporte eficiente, capaz de reduzir os congestionamentos, especialmente nos centros urbanos. Além disso, esperamos que venha a ser mais uma alternativa ao veículo particular", destacou Katz.
O programa, a ser lançado no segundo semestre, tem como objetivo testar a integração deste miniveículo com outros modos de transporte urbano, explicou o ministro israelense.
Durante a primeiro ano do programa, os quadriciclos só poderão circular por vias urbanas, sendo proibido trafegar com eles por rodovias ou autoestradas interurbanas.
*Matéria sugerida pelo leitor do Mobilize Jaime Minitentag, de Israel. Tradução e edição: Regina Rocha/ Mobilize Brasil
Leia também:
Conheça o táxi flutuante sustentável
Que tal ir num triciclo portátil, de casa até o ponto de ônibus?