Não é exatamente uma novidade, mas a notícia foi publicada ontem pelo Menos um Carro, parceiro do Mobilize em terras lusas. E pode ser uma boa alternativa para cidades brasileiras acidentadas, como Salvador, São Paulo e Belo Horizonte.
Trondheim, terceira maior cidade da Noruega, tem uma nova infraestrutura que ajuda os ciclistas a subirem ladeiras íngremes uma colina de inclinação acentuada. O Trampe Cyclo Cable é uma espécie de elevador de bicicletas para áreas urbanas, facilitando a subida de ruas em aclive.
O ciclista senta-se no selim e fica com um pé de fora, apoiando-o numa placa de aço e a bicicleta começa a subir sem qualquer esforço, a 1,5 metros por segundo.
O Trampe foi criado por Jarle Wanvik, dono da empresa Desing Management AS, em 1992, e rapidamente se tornou uma das mais populares atracções turísticas de Trondheim. Funciona com um sistema de cabos instalado sob o solo, à semelhança do mecanismo que traciona os cable-cars de São Francisco.
Passados mais de 20 anos, o Trampe foi melhorado e os fabricantes querem vender a ideia a outras cidades. Nos últimos anos, a câmara municipal de Trondheim investiu mais de 20 mil euros para incentivar o uso das bicicletas.
Veja como funciona este “elevador” aqui.
*Edição: Marcos de Sousa