Luis Patricio vive (e pedala) em Curitiba há cerca de dez anos. Em 2007, ele e Lia, sua mulher, decidiram vender o carro e usar apenas as bicicletas para suas viagens urbanas. Vieram os filhos, Ana Maria e Rafael, e eles seguiram pedalando, agora com as crianças.
Sem carro, aos poucos o espaço da garagem foi se transformando em uma sala de brincar, um estúdio, um lugar de reuniões informais. Nasceu daí o livro Minha garagem é uma sala de estar, que reúne uma série de textos produzidos diretamente no selim da bicicleta de Patrício. Explica-se: em cada pedalada o autor imaginava as frases, revisava o texto, e ao chegar em casa corria para o computador.
O livro discute as dúvidas mais comuns de pessoas que querem usar a bicicleta, mas ainda têm algum receio, dúvida, ou preconceito. Há dicas sobre como escolher a bike mais adequada, como enfrentar o frio ou a chuva e lições básicas sobre as pedaladas no ambiente urbano. Luis Patrício aproveita também sua experiência com as crianças e oferece conselhos úteis para iniciar os pequenos na arte de equilibrar-se em duas rodas.
Mas há muito mais: física da bicicleta, formas de transportar cargas mais pesadas e uma série de depoimentos com pessoas que optaram pela bike. Um deles é o biólogo Uirá Lourenço, colaborador do Mobilize em Brasília.
O livrinho (160 páginas) tem até dicas sobre como acolher bem o ciclista, mesmo que você não seja um deles. É ótimo para ler no ônibus, no metrô, ou antes de dormir. Traz bons sonhos.
Serviço:
Livro: Minha garagem é uma sala de estar
Autor: Luis Patricio
Editora InVerso
tel. (41) 3254-1616
www.editorainverso.com.br
Preço: R$ 35,00
Leia também:
Curitiba quer revitalizar calçadas, implantar calçadões e nova legislação
Bicicleta como meio de transporte é tema de debate em Londrina (PR)
Por uma malha cicloviária de qualidade