A Prefeitura do Rio apresentou nesta quinta-feira (27) o protótipo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que deve começar a operar na cidade em 2016. O sistema ligará o Centro, a Região Portuária e o aeroporto Santos Dumont, integrando passageiros de barcas, trens, metrô, teleférico, ônibus convencionais e BRTs.
O protótipo ficará aberto à visitação pública na área entre os galpões ferroviários da Gamboa, na Região Portuária, próximo ao Túnel Ferroviário do Morro da Providência. O objetivo é permitir que a população conheça o novo modelo de transporte, uma espécie de bonde moderno elétrico, que não polui o meio ambiente. O modelo ficará exposto à visitação pública todos os dias da semana, entre 9h e 20h.
Uma empresa francesa vai produzir os 5 primeiros módulos do veículo e as outras 27 composições serão produzidas no Brasil, com transferência de tecnologia. Nestes vagões os passageiros poderão viajar a 17 km/h e não terão de passar por catracas nem por cobrador: os usuários poderão validar a passagem com o Bilhete Único carioca.
Como vai funcionar
A previsão é que o VLT circule 24 horas por dia em 6 linhas e 42 paradas, além de ter capacidade para transportar 285 mil pessoas diariamente. O sistema terá 28 km de percurso e, além dos trilhos por onde o veículo vai passar, a obra abrange a implantação de paradas e sinalização especial para que VLT, carros, ônibus e pedestres possam compartilhar as vias da cidade com segurança.
O investimento é de 1 bilhão e 200 mil reais, divididos pelo Ministério das Cidades e pelo consórcio formado pelas empresas que operam os demais meios de transporte no Rio e tem concessão para operar o VLT por 25 anos.
As obras do VLT começaram este mês (março) pelo Túnel Ferroviário, sob o Morro da Providência. No primeiro momento será priorizada a implantação do Centro Integrado de Operação e Manutenção (Ciom), unidade de trabalho para concentração dos sistemas técnico-operacionais do VLT.
Veja vídeo da apresentação produzido pelo RJTV aqui.
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