No ranking da explosão mundial no uso do automóvel, a Índia ocupa lugar de destaque, ao lado de China e Brasil. Enfrenta problemas comuns, como trânsito caótico, uso indiscriminado de motos, perdas econômicas, poluição, acidentes. E, apesar desse cenário quase desesperador, o país tem um exemplo a dar. É o que informa o leitor do Mobilize, o engenheiro mecânico Olímpio de Melo Alvares Júnior, ex-gerente da Cetesb e consultor em meio ambiente e transporte sustentável.
Sobre o tema, leia o texto enviado pelo engenheiro Olímpio, em contribuição ao Mobilize, baseado em artigo publicado no site Green Car Reports:
India indica o caminho para o InovarAuto brasileiro
A autoridade ambiental da Índia parece ser forte. Está determinando rumos mais civilizados, responsáveis, limpos e econômicos para a frota de automóveis comercializados por lá. Segundo artigo do site Green Car Reports, as rigorosas metas de redução de consumo de combustível devem inibir o crescimento da venda de SUVs (Pick-Up's) de uso predominantemente individual, como carro de passeio da família.
Isso bem que poderia servir de inspiração para o Programa brasileiro InovarAuto, que, por enquanto, é extremamente tímido, talhado para servir apenas aos interesses comerciais da indústria automobilística brasileira.
Torcemos para que o InovarAuto saia do caminho Business As Usual (empurrando com a barriga) e se engaje na tendência ambiental e tecnológica mais ousada, convergindo com os países desenvolvidos, Coréia, Chile, México etc., que assumem sua responsabilidade com as gerações futuras e com a saúde do Planeta, estabelecendo rigorosas metas regulatórias de redução compulsória de consumo dos veículos novos.
Leia também:
Consumo de carros cresce até 2020 no Brasil, prevê estudo
Com aumento da frota, país tem 1 automóvel para cada 4 habitantes
Carro: o cigarro do século 21?
Butão quer trocar sua frota por carros elétricos