"É possível viver sem carro em SP, ter qualidade de vida e ser feliz", diz jornalista

Em livro, cuja 3ª edição será lançada em agosto, paulistanos contam como mudaram hábitos de vida para abandonar o uso de automóveis

Notícias
 

Fonte: Agência CNT  |  Autor: Rosalvo Streit  |  Postado em: 19 de março de 2014

Guia 'Como viver em São Paulo sem carro' ganhará n

Guia 'Como viver em São Paulo sem carro', em nova edição

créditos: Divulgação

 

Como ter qualidade de vida em São Paulo, a maior cidade do país, sem utilizar carros?  O transporte público é de qualidade e pode ser usado como uma alternativa eficiente? Quais as principais mudanças que os moradores da capital paulista adotaram para não depender dos veículos? Eles estão felizes, longe dos congestionamentos?

 

Estas e outras perguntas são respondidas pelo guia ‘Como viver em São Paulo sem carro’, idealizado pelo empresário Alexandre Frankel e pelo jornalista Leão Serva, cuja terceira edição será lançada em agosto. Desde 2012, ano da primeira publicação, eles ouvem diferentes moradores de São Paulo, de variadas idades e profissões. Personalidades como o ex-jogador de futebol Raí, a atriz Natália Rodrigues e a autora de novelas Maria Adelaide Amaral deram depoimentos. 

 

Em entrevista à Agência CNT de Notícias, Serva conta como surgiu a ideia de produzir o guia e fala sobre as mudanças no comportamento da população paulistana, que tem aumentado a preferência pelo transporte público ou alternativas como a bicicleta ou andar a pé. Ele comenta algumas dicas e garante que possível, sim, viver em São Paulo sem carro e ser feliz.

 

Confira a entrevista:

Como surgiu a ideia de elaborar guia?

Nós planejamos um guia para ser anual, vamos lançar a terceira edição em agosto. As pessoas indicam soluções, lugares que são legais e coisas que podem ser feitas – sem carro – para ter mais qualidade de vida. A ideia é fazer com que as pessoas se sintam melhores, sem utilizar os veículos. É possível adotar o transporte público e ser feliz.

 

Viver em São Paulo sem carro é possível? Não é uma utopia? O número de pessoas que adotam esta prática está aumentando?

Sim, é possível. Quando fizemos a primeira edição, em 2012, eu ligava para as pessoas e elas perguntavam: “é mesmo possível viver em São Paulo sem carro?’’. Em 2013, ninguém me fez esta pergunta. Podemos perceber esta mudança de opinião nos últimos anos. Uma pesquisa feita pelo Ipesp [Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas], exclusiva para o guia, mostrou que 58% das pessoas reduziram o uso do carro nos últimos dois anos.

 

Sobre o transporte público, os cidadãos reclamam que falta um serviço de qualidade para eles deixem de utilizar os veículos individuais...

O transporte público melhorou muito, em São Paulo, nos últimos anos. A percepção de quem acredita que o transporte público é lotado e desconfortável é errada. Ele é uma boa opção. Na verdade, as melhorias neste serviço não são percebidas no dia a dia, infelizmente, porque o transporte público vira notícia apenas quando apresenta algum problema.

 

Quais outros pontos devem ser observados por quem deseja utilizar menos o carro?

Dois outros itens são importantes. Primeiro, equacionar a logística de acesso aos principais pontos de deslocamento – a escola dos filhos e o trabalho, por exemplo. É importante morar perto de estações de metrô ou fazer os deslocamentos a pé. Eu, por exemplo, vou para o trabalho caminhando. Na edição de 2012, constatamos que 63% dos moradores de São Paulo já se mostravam dispostos a mudar de casa, para estar mais perto dos locais que mais frequentam. Em segundo lugar, percebe-se que o carro é um poderoso causador de estresse. Quando as pessoas deixam de utilizar os veículos, tornam-se mais felizes.

 

Como as pessoas podem deixar de enxergar o carro como uma necessidade básica?

São Paulo é uma cidade que registra congestionamentos há muitos anos. Os engarrafamentos na capital já “contaminaram” outras grandes cidades do país como Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belo Horizonte. Os paulistanos estão mais “acostumados” ao problema e ninguém larga o automóvel porque ele é mais seguro, confortável. As pessoas só largam o carro quando são forçadas a isso. Os governos Lula e Dilma são os maiores incentivadores do transporte individual. Apesar de ser uma medida importante, para democratizar o acesso da população ao automóvel, isso causa o aumento da poluição e dos congestionamentos.

 

Leia também:

Diretor do Mobilize é entrevistado na Carta Capital 

CET promove maratona hacker para melhorar a mobilidade urbana em SP 

Sem emprego, zona leste de SP lota o metrô de manhã 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário