O Governo do Estado começa nesta quarta-feira (19) a pesquisa “Origem-Destino”, que será realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP-SP), para conhecer a proporcionalidade de passageiros metropolitanos, definir o melhor modelo para concessão do sistema do transporte coletivo e ajustar as prioridades.
A pesquisa terá início às 5 horas da manhã e vai até às 23h59, em nove locais de estações-tubo e terminais de ônibus. Diversas equipes de pesquisadores vão colher dados para a pesquisa origem destino de passageiros de ônibus da região metropolitana. “O trabalho acadêmico é inédito no setor e se estenderá por três meses e permitirá transformações e melhorias sensíveis em favor da população”, diz o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior.
O resultado da pesquisa vai possibilitar ao Governo do Paraná conhecer a proporcionalidade de passageiros metropolitanos e, assim, fazer com que a Coordenadoria da Região Metropolitana (Comec) possa definir o melhor modelo para concessão do sistema do transporte coletivo e ajustar todas as prioridades a fim de oferecer melhor qualidade desses serviços à população.
A pesquisa total vai analisar o deslocamento dos passageiros dos 14 municípios que utilizam a Rede Integrada de Transporte (RIT) e também as linhas de ônibus não integradas. “O estudo trará mudanças ao transporte público metropolitano, pois além de estabelecer o real custo da passagem poderá tornar o sistema mais eficiente, com melhorias de serviços à população como mais opções de linhas de ônibus”, enfatiza Ratinho Junior.
O secretário ainda explica que a pesquisa vai apontar as verdadeiras necessidades de deslocamento da população metropolitana e, também, auxiliar na busca da melhor metodologia de licitação ao setor.
“Isto será fundamental para determinar a tarifa técnica metropolitana. Quando a pesquisa for concluída, trará inovações ao sistema”, reforça José Antônio Camargo, diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).
Pesquisa
A pesquisa foi contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Comec. O trabalho terá uma amostra de 128 mil passageiros que embarcam e desembarcam nos terminais de ônibus e em 225 pontos de ônibus (ou estações-tubos), em seis períodos divididos entre 5 horas e 23h59.
A pesquisa abrange passageiros que utilizam a RIT e também os que usam as linhas não integradas de Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Pinhais e Piraquara.
Veja, abaixo, os locais da pesquisa:
01 - Estação tubo Winston Churchil
Bairro: Pinheirinho
Endereço: Avenida Winston Churchil (entre a rua Aref Kudri e rua Joaquim Simões)
02 - Estação tubo CIC Norte
Bairro: Campo Comprido
Endereço: Praça Adolfo João Hilário da Veiga (entre as ruas Eduardo Sprada, Mons. Ivo Zanlorenzi e Dep. Heitor Alencar Furtado)
03 - Estação Joaquim Nabuco
Bairro: Santa Cândida
Endereço: Avenida Paraná (perto do Terminal Santa Cândida entre a rua Joaquim Nabuco e rua Cel Wallace Scot Muray)
04 - Estação Ouro Verde
Bairro: Capão Raso
Endereço: Avenida Winston Churchil (entre a rua Des. Ernani Guarita Cartaxo e rua Valentin Deda)
05 - Estação Sagrado Coração
Bairro: Pinheirinho
Endereço: Rua Ricardo Gasparin Machado (perto da rua Humberto Zanato)
06 - Estação Fernando de Noronha
Bairro: Boa VistaEndereço: Av Paraná (perto da Havan da rua Fernando de Noronha)
07 - Estação Vila Nova
Bairro: Capão da Imbuia
Endereço: Av. Ayrton Senna da Silva (perto da rua Serapião Mendes Soares)
08 - Estação Camilo de Léllis
Cidade: PinhaisEndereço: Av Ayrton Senna da Silva (perto da Av Camilo de Léllis)
09 - Estação Autódromo
Cidade: Pinhais
Av Presidente Affonso Camargo
Leia também:
Programa de incentivo ao uso da bicicleta é lançado no Paraná
Curitiba terá o primeiro edifício com sistema de compartilhamento de bicicleta
Obras em estradas do Paraná precisam ter ciclovias, diz governo