Edital para projeto do VLT de Natal sai em abril

No próximo mês está prevista a publicação do edital para contratação da empresa que vai elaborar o projeto executivo de modernização das linhas férreas de Natal

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Fonte: Tribuna do Norte  |  Autor: Pedro Andrade  |  Postado em: 18 de março de 2014

Modernização prevê desmembramento das linha Norte

Modernização prevê desmembramento das linha Norte e Sul

créditos: Rayane Mainara

 

Está prevista para o próximo mês de abril a publicação do edital para contratação da empresa que vai elaborar o projeto executivo de modernização das linhas férreas da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Natal, onde vão circular os Veículos Leve sobre Trilhos (VLTs). Paralelamente, reuniões com governos municipais das cidades por onde passam os trilhos começam na primeira semana de abril, com audiência pública marcada para o dia 7 na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em Natal.

 

A licitação no valor de R$ 6 milhões, em regime diferenciado de contratação, envolve projeto de modernização para as linhas que passarão a ser chamadas de Amarela, Verde e Azul, com viagens Ribeira-Parnamirim, Ribeira-zona Norte, e zona Norte-Ceará-Mirim, respectivamente. Essas linhas correspondem ao trajeto atual feito pelos trens da CBTU na Região Metropolitana de Natal.

 

Segundo o superintendente da CBTU Natal, João Maria Cavalcanti, além do percurso dos VLTs, o projeto a ser elaborado fará relocação das estações, com reformas e reparos nas da Ribeira, de Extremoz e do Pitimbu, demolição das demais já existentes e construção de outras 27 paradas. Está incluso ainda recursos para construção de três túneis ou viadutos (que será definido após discussão com a Prefeitura) a serem implantados nos cruzamentos da ferrovia com as avenidas Bernardo Vieira, Mário Negócio e Capitão Mor Gouveia. A expectativa é que o resultado da licitação saia em maio.

 

O projeto de modernização prevê desmembramento das atuais linhas Norte e Sul em três linhas que passarão a ser identificadas por cores: Azul, Amarela e Verde. A primeira terá 24 km de extensão e oito estações; a Amarela com 17 km e 12 estações; e a Verde com 15 km e 10 estações. Para isso, foi liberado pelo governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para Mobilidade, o valor de R$ 311,65 milhões, que custeará toda a obra sem contrapartida. O anúncio da liberação da verba foi feito pela presidente Dilma Rousseff na última quinta-feira (13).

 

Segundo João Maria Cavalcanti, foram comprados pela CBTU 12 VLTs e duas locomotivas, mais modernas que as atuais, no valor total de R$ 154 milhões. O primeiro VLT chega a Natal em maio, possivelmente dois deles, e começa a fase de teste. “Com a chegada dos novos veículos, eles passam para fase de teste e devem entrar em circulação em agosto”, afirma o superintendente. Ele acrescenta que a montadora dos VLTs mandará equipes para treinar o pessoal que trabalhará com a nova frota. A companhia espera reduzir o tempo de espera da atual 1h30 para 20 minutos, enquanto o número de passageiros deve aumentar de 6 mil para 60 mil por dia.

 

A CBTU já pensa em novo seminário sobre expansão dos VLTs em Natal, com data provável para o mês de maio. A ministra Miriam Belchior, da pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão, sinalizou interesse em participar e deve comparecer.

 

Além do projeto de modernização, a CBTU apresentou em dezembro do ano passado um pré-projeto de expansão das ferrovias, implantando VLTs nas regiões centrais da cidade através de quatro novas linhas, que teriam o seguinte percurso: Branca, de Parnamirim a Nísia Floresta; Marrom, da Ribeira ao campus da UFRN; Laranja, formando anel viário pelas avenidas Mor Gouveia e Jaguarari, interligando as linhas Amarela e Marrom; e a linha Roxa, formando outro anel viário que ligará as cidades de Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante, passando pelo Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves.

 

A CBTU pretende executar primeiro a linha Marrom, passando pela avenida Jaguarari e por Candelária até chegar à UFRN. “A [linha] Ribeira-Campus seria a primeira a ser executada, mas ainda estamos nos estudos iniciais dessa expansão, que será trabalhadas após a modernização das linhas já existentes. Agora, que a compra de veículos e os recursos pelo PAC foram superados, a próxima etapa é conseguir recursos para expansão das linhas”, afirma João Maria Cavalcanti.

 

CONCURSO

Em decorrência das mudanças que o sistema ferroviário do Estado vem passando, a CBTU Natal fará contratação de pessoal via concurso público. As 75 vagas a serem ocupadas em Natal incluem diversas áreas para ensinos Superior e Médio, além de cargos técnicos. O concurso vai ofertar 525 vagas em todas as unidades da companhia no país. As provas estão inclusas no concurso nacional da CBTU, a serem aplicadas, na primeira fase (provas objetivas e discursivas), no Rio de Janeiro, em Recife, João Pessoa, Natal e Maceió. A segunda fase só será aplicada em Recife.

 

As inscrições podem ser feitas no site www.consulplan.net, das 14h da próxima quinta-feira (20), até as 23h59 do dia 22 de abril. No mesmo endereço eletrônico já está disponível desde ontem o edital com mais detalhes como valores de inscrição, salários, cargos ofertados e conteúdo a ser cobrado nas provas. A data prevista inicialmente para aplicação das provas é 25 de maio, em dois turnos.

 

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