Um projeto de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ligando o futuro terminal urbano do km 21, em Osasco (Grande SP), à rodovia Raposo Tavares foi apresentado pelo prefeito de Osasco, Jorge Lapas, ao presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), Joaquim Lopes, durante reunião nesta segunda-feira (17), na sede da empresa estadual.
Lapas também apresentou, no encontro, um segundo projeto de mobilidade urbana envolvendo a região onde será construído o terminal. Ele prevê a abertura de uma nova avenida, paralela à linha férrea da CPTM e o rio Tietê, interligando o bairro de Quitaúna à avenida Nações Unidas e passando pela região do Bonfim, local onde está em construção a nova sede da prefeitura.
Segundo Lapas, a obra envolveria uma alça de acesso (viaduto) saindo da avenida dos Autonomistas e passando sobre a linha férrea próximo ao Quartel do Exército, criando uma nova rota para os motoristas que seguem no sentido às marginais Tietê e Pinheiros. Com isso, haveria uma redução de fluxo na região central da cidade e ao longo da avenida dos Autonomistas.
Os dois projetos reforçaram a importância que a obra do terminal do km 21 tem para a cidade. Por isso, o principal motivo do encontro foi uma cobrança, por parte de Lapas, da abertura da licitação para as obras, que estava prevista para fevereiro e ainda não aconteceu.
“Nossa preocupação principal é com a licitação desse terminal, porque para nós ele é muito importante. Irá rearticular o sistema de transporte coletivo de Osasco, abrindo possibilidades para novas linhas de ônibus entre esse terminal e a zona Norte da cidade. A publicação da licitação da obra era prevista para o mês de fevereiro e não foi feita, precisamos saber como está o andamento”, afirmou Lapas, durante o encontro.
Em resposta, Joaquim Lopes afirmou que a documentação do processo já está regularizada e que a abertura da licitação deve acontecer ainda este mês.
A construção do terminal faz parte do projeto do corredor viário que vai ligar a cidade de Itapevi ao bairro do Butantã, na Capital, passando ainda por Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco. Ele será integrado à General Miguel Costa, da CPTM (Companhia Paulista de Trem Metropolitano).
De acordo com a Prefeitura de Osasco, o projeto, embora tenha licitação a cargo do Estado, será executado com recurso do governo federal por meio do PAC Mobilidade e inclui ainda 2,2 km de malha viária e um viaduto em Carapicuíba, próximo ao hipermercado Extra, passando sobre a linha férrea da CPTM e criando um novo acesso à rodovia Castelo Branco e ao Tamboré.
O Terminal Urbano do Km 21 vai atender os sistemas de transportes coletivos municipais de Osasco e Carapicuíba, além das linhas intermunicipais de toda a região Oeste e da Capital.
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