Ciclistas exploram cidade de Itanhaém (SP) em passeios noturnos

Cerca de 100 pessoas participam da pedalada semanal. Encontros ocorrem há cerca de um ano

Notícias
 

Fonte: G1 Santos  |  Autor: Anna Gabriela Ribeiro  |  Postado em: 17 de março de 2014

Crianças também participam da pedalada noturna

Crianças também participam da pedalada noturna

créditos: Arquivo Pessoal / Gildson Murara

 

No início eram apenas quatro amigos com um objetivo em comum: a paixão pela bicicleta. Depois, o grupo foi crescendo e ganhando mais adeptos ao projeto “Pedal Noturno”, realizado na cidade de Itanhaém, no litoral de São Paulo.  A exemplo das grandes cidades, os amigos formaram um grupo de ciclistas de todas as idades que circulam pelos principais pontos do município.

 

Um dos criadores do grupo, Marco Antônio Oliveira Brandão, é esportista e fazia treinos de bike com mais três amigos. “A gente já pedalava, viajava de bicicleta, mantínhamos nosso condicionamento físico através dos treinos. Como todos trabalham de dia, a gente treinava a noite”, conta.

 

Marco Antônio afirma que os treinos deles começaram a chamar atenção dos moradores de Itanhaém. “O pessoal da cidade via e falava que gostaria de pedalar também, mas com um ritmo mais leve. Aí decidimos pegar um dia da semana para pedalar de forma mais moderada, nos decidimos a ter o compromisso”, afirma.

 

Há cerca de um ano o projeto teve início, a primeira pedalada reuniu oito pessoas e a divulgação foi feita no método “boca a boca”. Atualmente, o grupo tem mais de 100 participantes, entre fixos e os que participam esporadicamente.  O interessante é a presença de pessoas de todas as idades, há uma criança de cinco anos e o ciclista mais velho tem aproximadamente 70 anos.

 

A segurança do grupo é garantida por um carro e duas motos da prefeitura, que escoltam os ciclistas durante as pedaladas noturnas pela cidade.  O percurso é alternado a cada semana. Às vezes o grupo segue sentido bairro Suarão, outras vezes no sentido bairro Cibratel II. Nos percursos o grupo passa pela praia, igrejas e demais pontos turísticos da cidade, que podem ser observados de um modo diferente, durante a noite.

 

O organizador Marco Antônio garante que o encontro sempre acontece, faça chuva ou faça sol. “No encontro de número 23 estava o maior temporal, ninguém apareceu, mas eu completei o percurso sozinho para garantir que ele sempre acontece”, brinca.

 

Além dos benefícios para a saúde e a socialização, uma pessoa ainda anima o passeio com uma bicicleta com caixa de som e microfone. “O Gogo Bike surgiu do nada, ele leva uma caixa de som e com um microfone vai tocando músicas e estimulando as pessoas. Além do clima de brincadeira, nós formamos amizades, é muito divertido”, afirma Marco.

 

A pedalada noturna acontece todas as quintas-feiras e a concentração ocorre às 20h na Praça da Matriz, no Centro. O passeio dura cerca de duas horas. Para participar é só comparecer ao local com a própria bicicleta.

 

Leia também:

Ciclofaixa de São Vicente é sinônimo de risco para ciclistas 

Ubatuba (SP) propõe "rodízio solidário" em rodovia 

Justiça proíbe rota turística de bike entre SP e Santos 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário