Na primeira manhã de funcionamento do Move, nome dado ao BRT (sigla para Transporte Rápido por Ônibus em inglês) passageiros encontraram problemas e falta de informação, em Belo Horizonte. Na inauguração do sistema de transporte, três linhas operam da Avenida Cristiano Machado, na Região Nordeste, até o Centro. Apesar dos improvisos para garantir as primeiras viagens, usuários também aprovaram a qualidade dos veículos e o tempo de deslocamento.
Os ônibus começaram a rodar às 4h40 deste sábado (8), de acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). O ponto de partida foi a Estação São Gabriel. No local, as catracas de entrada ficam no segundo andar, mas não havia placas de sinalização. Quem vem da Avenida Cristiano Machado precisa utilizar uma rampa. Nesta manhã, havia placas improvisadas e monitores da BHTrans orientando os passageiros.
A reportagem da TV Globo Minas fez duas viagens no Move, de ida e volta, e registrou dificuldades no primeiro dia de funcionamento. Para chegar ao Centro, foi utilizada a linha 83D, com trajeto direto, isto é, sem paradas na Avenida Cristiano Machado. Ao tentar embarcar, se deparou com duas catracas que não funcionavam. Foi preciso se deslocar até o outro lado. No caminho, faixas de isolamento e máquinas foram vistas dentro da estação.
Já dentro do coletivo, um passageiro reclamou do relógio com horário errado. Outro já destacou a qualidade do serviço, como o ar condicionado.
O trajeto da Estação São Gabriel até a Estação São Paulo, na Avenida Santos Dumont, foi concluído em 18 minutos. O retorno levou um pouco mais, 20 minutos. Na volta, a reportagem embarcou na linha 83P, que é paradoura, podendo embarcar e desembarcar durante o percurso.
O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e outras autoridades visitaram a estação São Gabriel e utilizaram o novo sistema de transporte. “É um processo de implantação gradual, exatamente para que todo sistema seja ajustado e, caso haja algum problema, não prejudique todo o sistema de ônibus”, disse.
A expectativa é que sejam transportados 30 mil passageiros por dia, segundo a BHTrans. De acordo com a prefeitura, no fim do mês, vai ser implantada a segunda fase do novo sistema de transporte. A previsão é que, em maio, o sistema esteja completo. Ainda de acordo com a empresa que gerencia o transporte, 700 mil passageiros serão atendidos diariamente pelo Move e 140 ônibus deixarão de passar pela Região Central de Belo Horizonte.
Leia também:
Primeiro a aceitar bicicleta, BRT Move começa a funcionar em 8 de março
Projeto cria "bibliotecas" em ponto de ônibus de BH
Estreia do BRT de BH terá só 5,8% da frota