São Paulo pode ganhar novas "vagas-vivas"

'Vagas vivas' deverão ser instaladas em ruas de restaurantes e lojas. Prefeitura fará na semana que vem chamamento a empresas interessadas

Notícias
 

Fonte: G1 São Paulo  |  Autor: Márcio Pinho  |  Postado em: 26 de fevereiro de 2014

Vaga Viva na Rua Padre João Manoel, antes do Dia M

Vaga Viva na Rua Padre João Manoel

créditos: Arquivo/José Luis da Conceição/AE

 

A Prefeitura de São Paulo deve publicar na próxima semana um chamamento público convocando empresas interessadas em instalar decks para estender a calçada de ruas da cidade. Segundo o prefeito Fernando Haddad (PT), as chamadas “vagas vivas” serão instaladas onde hoje é permitido estacionar e em vias que não têm tráfego intenso e com velocidade máxima de 40 km/h.

 

“Tenho para mim que vai ser um sucesso na cidade. A cidade tem muita carência de espaço público. Para mim é tão importante quanto a faixa exclusiva. É permitir que as pessoas usufruam a cidade com conforto”, disse Haddad.

 

A conveniência do projeto para a cidade será analisada, segundo o prefeito. A tendência é que bares, restaurantes e lojas sejam os interessados em ter esses espaços para ampliar sua estrutura. Poderão ser instalados, por exemplo, decks de madeira com mesas para os clientes de um bar.

 

A ideia já funciona em outras cidades. A medida não vai afetar as faixas de rolamento, mas poderá eliminar vagas de Zona Azul.

 

A vaga viva já foi instalada em São Paulo em razão do Dia Mundial sem Carro, na Rua Padre João Manoel, nos Jardins. Foram colocados sofás para simbolizar uma cidade que não está totalmente voltada ao automóvel.

 

Também na próxima semana, a Prefeitura deverá publicar um decreto regulamentando o uso dos parklets.

 

Leia também:

Como construir espaços públicos

Zonas Verdes, não estacione!

SP troca vagas de carros por "zonas verdes"

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário