“Conhecer o passado para entender o presente e construir o futuro.” Essa frase, apesar de bastante utilizada, pode ajudar a compreender muitas coisas. O conhecimento é fundamental se queremos entender a fundo alguma questão. A bicicleta pode inspirar muitos sentimentos em quem a utiliza. Após receber muito benefícios por pedalar, o ciclista cria uma relação de cuidado e carinho com a sua magrela. Essa relação em si já é um motivo suficiente para conhecer um pouco sobre a história de sua companheira.
Não é de hoje que as pessoas perceberam que a bicicleta é uma ótima alternativa para a mobilidade e para a saúde. Muitos foram os estilos experimentados e as sensações compartilhadas. É interessante notar que durante sua evolução a bicicleta agradou aos mais variados gostos e atendeu a diversas finalidades. Em 2012, o site "Respeite Um Carro a Menos" convidava seus leitores para um passeio pelo tempo para conhecer um pouco mais sobre a história da bicicleta. E afirmava: "O veículo do futuro já chegou, faz tempo!"
Draisiana, a avó da bicicleta em réplica realizada pelo designer Marcos Bertoni
O alemão Karl Drais Von Sauerbronn cria um “cavalo” de madeira, com guidão e duas rodas. A invenção, de 1816, ficou conhecida como draisiana. Era a primeira bicicleta. Mas ainda com "tração Flinstones": os pés faziam as vezes do pedal.
A invenção dos pedais pelo ferreiro MacMillan Foto: Getty Images
|
|
|
Em 1839 surgem os pedais, com a invenção de Kirkpatrick MacMillan em 1839. Este modelo da fotografia foi realizado por volta de 1860.
Mais tarde vieram os pedais rígidos, acoplados diretamente à roda dianteira
Velocípede: o francês Pierre Lallemente aumenta a roda dianteira, para deixar a pedalada mais leve. Pierre Michaux cria a primeira fábrica. Em 1867, surgem rodas com aro de aço, freios e tração traseira por corrente. Mas, mesmo com o surgimento do modelo com correntes, a larga produção de velocípedes de Pierre Michaux tornou o seu modelo mais popular. Surgem também as bicicletas com rodas gigantes na frente e minúsculas atrás.
Em 1887, o escocês John Boyd Dunlop cria uma câmara de ar para as rodas da bicicleta do filho. Nasceu o pneu. De quebra, as bicicletas com correntes começam a ganhar mercado.
No começo da década de 1890, surge o quadro trapezoidal, usado até hoje. Em 1895, vêm os primeiros modelos em alumínio, três vezes mais leves que o aço.
Por volta de 1900, aparecem os primeiros modelos com freio, marchas e cubo com roda livre, o que permite que a bicicleta continue em movimento quando o ciclista para de pedalar.
No fim dos anos 1920, a empresa Schwinn, popular nos EUA, aproxima o design da bike das motos. Na Europa, o ciclismo esportivo ganha força.
Foto:The Marin Museum of Bicycling
Em 1953, o californiano James Finley Scott modificou um modelo urbano para conseguir andar em trilhos. E criou a primeira mountain bike. Agora todo mundo tinha um modelo para chamar de seu. Surgem as bicicletas para crianças, as de estrada e o sistema de marchas evolui.
Também na década de 1950 surge a BMX, que viraria febre mundial e nos anos 1970 se tornaria o sonho de consumo entre 10 crianças. Depois, chegam os quadros em fibra de carbono, o freio a disco.
No final dos anos 1990, as dobráveis, antes um nicho do mercado, começam a se popularizar. E as elétricas passam a ganhar as ruas. O tempo continua passando e a bicicleta continua sendo uma eterna companheira. Faça parte também dessa história!
*Texto publicado originalmente em fevereiro de 2014
Leia também:
Bikes públicas de Niterói (RJ): em três meses, 50 mil usuários
Na Holanda, GP de F1 se torna uma festa da bicicleta
O direito à cidade pelo incentivo ao uso da bicicleta
Como fomentar o uso da bicicleta?
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?