Estudante vai viajar de SP a Campo Grande: de bike

Universitário vai pedalar mais de mil km para cursar filosofia na UFMS, e quer que sua aventura sirva de exemplo a outras pessoas para trocarem o carro pela bike

Notícias
 

Fonte: Campo Grande News  |  Autor: Anny Malagolini  |  Postado em: 25 de fevereiro de 2014

Estudante vai enfrentar mais de mil quilômetros de

Plínio vai enfrentar mais de 1.000 km de estrada

créditos: Divulgação

 

Aprovado no curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Plínio Velho, de 30 anos, resolveu ir de São Paulo, onde mora, até Campo Grande, de bicicleta. São mais de mil quilômetros e um roteiro montado por ele.

 

Campo-grandense, os últimos seis anos o universitário passou na capital paulista. Com a nova oportunidade, Plínio diz que trancou a matrícula no curso de Administração, no Mackenzie, largou o emprego e já partiu sobre duas rodas. 

 

O roteiro inclui as cidades de Botucatu, Pirajaí, Bauru, depois Três Lagoas e enfim Campo Grande. Serão aproximadamente 4 dias e 3 noites de viagem. A ideia inicial é percorrer até 300 km por dia, pedalando até 10 horas. A saída de São Paulo ocorreu às 2 horas da manhã de sábado passado.

 

Plínio afirma que a decisão de viajar de bicicleta não tem nenhuma relação financeira.


“Em São Paulo, a locomoção é difícil, então, só uso bicicleta”, conta Plínio.

 

Segundo o jovem, a aventura deve custar R$ 500, mais do que uma passagem, de ida e volta, para o mesmo destino, comprada antecipadamente. 

 

Para aguentar a viagem, a bicicleta foi modificada e um bagageiro foi agregado para levar roupas e alguns objetos pessoais, um custo extra.

 

A única medida de segurança adotada será não viajar durante a noite. Toda a aventura é em defesa da sustentabilidade, que para o estudante é um tema recorrente na rotina.

 

Ele quer que a aventura sirva de exemplos para outras pessoas, como uma forma de abandonar ou criar novos recursos para diminuir o uso de carros e motos. “Depois que eu comecei a andar de bicicleta, vários amigos também compraram”, comenta.

 

Preparado para o cansaço e as dificuldades do caminho, já que o roteiro inclui uma serra, Plínio comenta que essa não será sua primeira experiência em viagens longes de bike, porém, será o percurso mais longo enfrentado por ele. “Já fiz viagens de curtas distâncias, de 100 a 200 km”. Em cada cidade do roteiro, Plínio já tem amigos para uma noite de descanso.

 

Leia também: 

Ele viajou 9 mil km por 9 países. De bike

Estudantes criam "caravanas" de bikes em Bogotá 

Francês deixa 102 anos de idade para trás e bate recorde no ciclismo

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário