Mesmo sendo Brasília um símbolo da modernidade, citado por arquitetos urbanistas do mundo todo como exemplo de cidade planejada, quando o assunto é a má qualidade das calçadas, a capital federal não difere de outras tantas cidades brasileiras.
Para denunciar a difícil mobilidade do pedestre pelas ruas do DF, o colaborador do Mobilize Uirá Lourenço resolveu registrar, em vídeo, no intervalo preciso de um ano, o estado de precariedade de uma de suas calçadas, a da Asa Sul (W3), importante via na região central.
O que as imagens revelam é que, ainda que o poder público esteja informado da má condição dos passeios públicos, nenhuma providência é tomada. A calçada na via W3 é um exemplo do que ocorre em vários lugares: toda esburacada e com carros fazendo uso do piso como estacionamento, e obrigando o pedestre a desviar pela rua.
Há anos que Uirá vem produzindo fotos, vídeos como estes e dossiês com o objetivo de documentar os problemas que afetam pedestres e ciclistas da cidade. "Fiz uma edição simples com fotos e vídeos dessa que é uma das vias principais de Brasília, em fevereiro do ano passado. E neste mês voltei a registrar. As calçadas da W3 continuam em estado deplorável. Enquanto isso, o espaço dos carros foi todo recapeado", desabafa.
Com esta atitude, Uirá gostaria que mais pessoas, de outras cidades, também deixassem registrado o estado de abandono, o descaso com os pedestres. "Podemos até, eventualmente, entregar um dossiê aos gestores e aos candidatos a assumirem o Poder Executivo. Afinal, as imagens evidenciam o descompasso entre a legislação e a realidade, e a necessidade urgente de melhorias", observa o brasiliense.
E conclui, com alguma ironia: "Fico imaginando a reação dos turistas estrangeiros que por aqui circularão (a pé e de bicicleta) no período da Copa e se surpreenderão com a 'modernidade' da capital federal".
Confira os vídeos e veja a situação em
Fev/2013:
Condições aos pedestres na Asa Sul (W3), em Brasília, em fevereiro de 2013
Fev/2014:
Condições aos pedestres na Asa Sul (W3), em Brasília, em fevereiro de 2014