Embora esteja muito à frente do Brasil em termos de avanços na mobilidade sustentável, a Europa ainda enfrenta um problema semelhante ao nosso: o setor de transportes é um dos vilões do meio ambiente e da saúde humana, emitindo toneladas de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera. Com uma redução de 0,6% nas emissões entre 2010 e 2011, a Europa precisará trabalhar duro para cumprir a meta de reduzir as emissões em 60% dos níveis de 1990 até 2050.
A informação é de estudo feito pela European Environment Agency (EEA) sobre panorama dos transportes em 75 cidades europeias. Além de um relatório, a agência elaborou o infográfico “Transport in Cities”, que traz dados bem interessantes.
Algumas das descobertas inclusive surpreendem quem é familiarizado com cidades referência em transporte sustentável. Por exemplo, você sabia que Paris, Barcelona e Amsterdã são as principais cidades para o deslocamento por caminhada + bike + transporte coletivo? E Copenhague, referência número um em bicicleta, ocupa a sétima posição nesse ranking.
Uma controvérsia é que embora seja a #1 cidade para o transporte sustentável, Paris também está entre as principais cidade onde a população está exposta níveis de ruídos do trânsito considerados prejudiciais à saúde segundo a Orgainzação Mundial da Saúde (OMS).
Mesmo com questões ainda a resolver, se a tendência europeia de elevar as cidades a um nível cada vez mais avançado em transporte sustentável, a expectativa é a melhor possível. O diretor executivo da European Environment Agency, Hans Brunyninckx, afirmou ao site da EEA:
Muitas cidades estão aplicando ideias inovadoras que farão o sistema de transporte baseado em carro parecer uma idéia que pertence ao século passado. A vida da cidade não precisa ser resumida em ar poluído, congestionamento, ruído e longas viagens. Novas ideias no transporte urbano estão transformando muitas cidades em mais lugares mais agradáveis e saudáveis para viver.
Saiba mais sobre o estudo no site oficial.
Leia também:
Bicicleta, a melhor forma de se locomover na Holanda
Pane até metrô europeu tem. Por que lá não acaba em caos?
Como será o transporte urbano em 2030