Prefeitura de Manaus dá início à construção de ciclovia

Primeiro trecho começa no encontro das avenidas Duque de Caxias e Boulevard Álvaro Maia e começou a ser construído esta semana, depois de 7 meses do anúncio do projeto

Notícias
 

Fonte: A Crítica  |  Autor: Florêncio Mesquita  |  Postado em: 19 de fevereiro de 2014

Os primeiros 14,6 km de ciclovia começaram a ser c

Os primeiros 14,6 km de ciclovia começaram a ser construídos

créditos: Euzivaldo Queiroz

 

Os primeiros 14,6 km de ciclovia, dos 80 prometidos pela Prefeitura de Manaus, com entrega em quatro anos, começaram a ser construídos esta semana depois de sete meses do anúncio do projeto. A ciclovia Boulevard-Ponta Negra deveria ter sido iniciada até o final do ano passado, sendo que o município fechou o ano sem concluir os 20 km de ciclovia prometidos pelo prefeito Artur Neto.

 

A ciclovia Boulevard-Ponta Negra começa no encontro das avenidas Duque de Caxias e Álvaro Botelho Maia, na Zona Centro-Sul, e passa entre outras vias pela avenida Brasil e coronel Teixeira até chegar a Marina do Davi, na Ponta Negra, Zona Oeste.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que executa a obra, até maio deste ano o trecho de ciclovia da avenida Álvaro Botelho Maia, bairro do Boulevard, estará finalizado. O trecho terá 2,24 km de extensão somando os dois sentidos da via. Os outros trechos até a Ponta Negra serão concluídos no segundo semestre.

 

O projeto da ciclovia foi elaborado pelo Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb). Atualmente a obra está concentrada no sentido bairro/Centro começando nas avenidas Duque de Caxias e Álvaro Botelho Maia até próximo ao cruzamento com a Major Gabriel. O calçadão está sendo quebrado para dar espaço a faixa onde funcionará a ciclovia.

 


Separação

O espaço para bicicleta será separado do fluxo de carros em canteiros centrais e calçadas. Haverá trechos em que o uso por ciclista e pedestres será compartilhado e outros que serão exclusivos para bicicleta. O uso compartilhado será necessário em locais que não permitem a ampliação da via, como na avenida Brasil.

 

Em outros pontos como no Boulevard Álvaro Maia e avenida Coronel Teixeira haverá o espaço para a ciclovia independente da calçada do pedestre que não sofrerá intervenção. O projeto da ciclovia Boulevard-Ponta Negra, foi incluído num lote de obras de infraestrutura coordenados pela Seminf no valor aproximado de R$ 20 milhões.

 

 

O valor será aplicado em recapeamento de vias, requalificação de calçadas, na ciclovia, além de projeto de mobilidade urbana, urbanismo e sinalização vertical e horizontal - com placas de identificação em português e inglês, para melhor orientação dos turistas.

 

É um corredor exclusivo para bicicleta separado fisicamente do tráfego de outros veículos. A ciclovia é considerada a via mais segura para o ciclista porque possui um isolamento que impede o contato com os demais veículos. A separação ocorre por meio de grade, meio fio, muretas, blocos de concreto, entre outros. A ciclovia é mais comum em avenidas e vias expressas.


Ciclofaixa

É um espaço demarcado apenas uma faixa (sinalização horizontal) pintada no chão. Algumas têm os chamados “olhos de gato” que refletem a luz de faróis. A ciclofaixa é indicada para locais com trânsito calmo e em via mais estreitas.

 

Todos os trechos onde passará a ciclovia haverá sinalização vertical e horizontal para a orientação e educação de pedestres, ciclistas e motoristas.

 

Leia também:

'Não preocupa', diz secretário-geral da Fifa sobre mobilidade urbana em Manaus

Faixas de pedestres "tumultuam" trânsito em Manaus, afirma jornal

Manaus recebe novo modelo de calçada, após ser considerada a pior do Brasil

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário