A verba a ser liberada para obras de mobilidades urbana de Teresina será muito bem-vinda. Se saírem mesmo do papel, os projetos podem ajudar a resolver um dos problemas que mais complicam a rotina de milhares de teresinenses, o transporte público. Nesta terça-feira (18), a presidenta Dilma Rouseff vem à Teresina anunciar investimentos no setor.
A auxiliar administrativa Holanda Menezes acredita que o trânsito melhorou após a implantação das faixas exclusivas par ônibus na Avenida Frei Serafim. “Ficou mias rápido o percurso, se antes demorava 45 minutos para chegar em casa, em dias normais só demora 25 minutos”, conta Holanda.
Já o funcionário público Antônio Ribeiro revela que passa mais de uma hora no ponto há espera de um ônibus. “A demora é sempre a mesma, já estou aqui há uma hora e não passou nenhum”, disse Antônio.
Para aqueles que precisam se deslocar do interior para Capital a situação é ainda mais complica. “Algumas empresas tem ônibus novos, outras não. O que eu pego, por exemplo, só tem um veículo”, disse o professor Isac Moraes.
O metrô de Teresina foi implantado há 25 anos e causou curiosidade ao chegar, mas hoje o transporte sucateado descontenta a população. Dona Francisca Monteiro destaca que usa o metrô diariamente e paga para ir e voltar R$ 1,65. Mas apesar do preço baixo, a viagem não compensa.
“Quando o metrô foi fundado tinha até câmaras e hoje acontecem assaltos. O calor é muito grande e vários menores entram para assaltar”, revela Francisca Monteiro.
Para a arquiteta Denise Galiza, rotas alternativas podem ser a solução para o trânsito na capital. “Em Teresina, existem muitas rotas que as pessoas não utilizam e podem evitar os congestionamentos. Outra solução é criar também rotas alternativas para motocicletas”, aponta a arquiteta.
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