O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) do Governo do Pará informou na ultima quinta-feira (13) que começam em dez dias os trabalhos de elaboração do projeto executivo do Bus Rapid Transit (BRT) Metropolitano, que vai integrar a Região Metropolitana de Belém. Participaram da reunião o governador Simão Jatene e o vice-presidente da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Kuroyanagi Toshiyuki.
Representantes da Jica vieram a Belém entregar ao governador o documento que sinaliza a concordância da entidade com as próximas etapas do projeto, ou seja, o aval para a continuidade do trabalho.“Os preparativos para a execução da obra foram muito bem feitos, o que só indica que o resultado final será um grande sucesso”, disse o vice-presidente da Jica, que desembarcou em Belém, diretamente do Japão.
Para Marilena Mácola, diretora executiva do NGTM, a carta da Jica indica o marco inicial propriamente dito da obra. Segundo ela, para dar esse aval, a agência leva em consideração a observância das leis japonesas e brasileiras, já que se trata de um projeto do país com financiamento do Japão. “Em todas as etapas, até aqui, sempre temos obtido a não objeção da Jica, o que, para nós, é motivo de muita alegria, já que estamos lidando com uma instituição séria, compromissada e que tem nos ensinado muito. Como eles, estamos aprendendo ainda mais a trabalhar com metas a serem alcançadas e respeito à coisa pública”, analisou.
Segundo Jatene, o BRT é importante para melhorar a mobilidade urbana em toda a Região Metropolitana de Belém. “Não é preciso muito para perceber o caráter estratégico dessa obra. Vamos nos empenhar ao máximo para que ela se torne realidade o mais rápido possível, não apenas por ser um projeto de governo, mas porque é um desejo de toda a população”, afirma.
Leia também:
Vereadores de Belém abrem CPI para investigar obras do BRT
Em Belém, ciclistas criticam calçada compartilhada
Governo assina consultoria para construção do BRT de Belém