O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), autorizou nesta quinta-feira (13), em Ferraz de Vasconcelos, a execução dos projetos básico, executivo e ambiental do BRT Metropolitano Alto Tietê. O sistema terá 20,9 km de extensão, e ligará quatro municípios da Grande São Paulo: Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos.
O trabalho será elaborado pelo consórcio Projeto BRT Arujá (Empresas Vetec e Walm), vencedor da concorrência pública, sob a supervisão e coordenação da EMTU/SP e da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
O sistema de transporte exclusivo para a operação dos ônibus terá faixas de ultrapassagem, regularidade na frequência das linhas e controle eletrônico de operação. Nos terminais e estações serão adotados dispositivos para aproveitamento de energia e água.
Com o novo corredor, a população do Alto Tietê poderá ganhar tempo, conforto e segurança. O percurso que atualmente é feito em 70 minutos deverá ser percorrido em 50 minutos, o que representa uma economia média no tempo de viagem de aproximadamente 30%, aponta a EMTU.
Demanda
Inserido em uma região de grande concentração populacional (890 mil habitantes), por onde passam três importantes rodovias: Fernão Dias, Dutra e Ayrton Senna, o novo sistema terá frota prevista de 67 ônibus, sendo 55 articulados e 12 do tipo Padron. A estimativa é de que sejam atendidos 47 mil passageiros por dia. Os veículos, modernos e menos poluentes, terão portas largas para facilitar o embarque e desembarque, ar-condicionado, bancos estofados, com sistema WI FI e monitorados por câmeras e GPS.
O BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de tipo estruturador que promoverá a integração entre os modos de transporte (linhas municipais, metropolitanas e trens da CPTM - linhas 11 e 12). Para valorizar o entorno, o projeto prevê a criação de espaços urbanos, a exemplo do projeto da Praça do Mirante, em Itaquaquecetuba, e a implantação de ciclovia.
Estações de Embarque
Conforme o projeto, as estações de embarque serão acessíveis para pessoas com deficiência, com plataforma de embarque em nível, informações em tempo real aos usuários (tempo de espera, problemas na rede etc.), cobrança desembarcada e faixa de ultrapassagem para agilidade na operação. Serão equipadas com coberturas termoacústicas e iluminação de alta performance que propiciam menor consumo de energia. Além do pavimento com blocos de concreto intertravado, que possibilitam a permeabilidade do solo, estão previstos sistemas de captação de águas pluviais e painéis fotovoltaicos para captação de energia solar.
Cronograma
A conclusão dos projetos está prevista para dezembro deste ano. Segundo o governo, as obras serão iniciadas no primeiro semestre 2015 e entregues no primeiro semestre 2016. O investimento estimado no empreendimento é de R$ 336,8 milhões, com recursos do governo do estado de São Paulo.
O projeto foi dividido em trechos:
Avenidas Renova dos Santos e João Manuel (Arujá)
3,2 km de extensão
4 Estações de Embarque
1 Estação de Transferência
1 Terminal de Integração
Status: início de Projeto Básico e Executivo
Rodovia SP-56 (Arujá - Itaquaquecetuba)
10,3 km de extensão
14 Estações de Embarque
1 Estação de Transferência (Monte Belo em Itaquaquecetuba)
Status: Projeto Funcional concluído; início de Projeto Básico e Executivo; projeto de duplicação da SP-56 em andamento pelo DER.
Estação de Transferência Monte Belo/Itaquaquecetuba - Estação Ferraz de Vasconcelos
7,4 km de extensão
8 Estações de Embarque (a definir)
1 Terminais de Integração (Ferraz de Vasconcelos)
Adequação do terminal de Integração (Cid. Kemel, em Poá)
Status: Estudo preliminar concluído; início de Projeto Funcional e Básico.
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