Um passeio ciclístico marcou, na manhã desta quinta-feira (22), o lançamento da obra para a nova ciclovia de Porto Alegre (RS) no Dia Mundial Sem Carro. O prefeito José Fortunati, secretários e ciclistas deixaram a sede da Empresa Pública de Transporte e Circulaçã, na rua João Neves da Fontoura, e seguiram pela avenida Ipiranga até a rua Santa Cecília, onde houve a assinatura do contrato para a realização do projeto, que terá 9,4 km.
Segundo o prefeito, esse é um momento importante para a cidade porque representa o estímulo à mudança de comportamento do porto-alegrense.
"A cidade foi projetada para os carros. Porém, hoje elas estão saturadas e poderão ficar paralisadas se não houver nenhuma mudança efetiva na área de mobilidade."
A ciclovia vai ligar a avenida Edvaldo Pereira Paiva, conhecida como Beira-Rio, até a Antônio de Carvalho. A construção do trecho faz parte do Plano Diretor Cicloviário, que prevê a instalação de 200m de ciclovia para cada 100 vagas de estacionamentos em empreendimentos privados.
O trajeto será feito pelas margens do Arroio Dilúvio, com duplo sentido de circulação, mudando em alguns pontos para melhor aproveitar o espaço do talude. A execução da ciclovia terá apoio ainda das secretarias municipais.