A longo prazo, o governo promete levar a linha 2-Verde da Vila Prudente até a Dutra, cruzando com a Penha, e assim dividir o fluxo no ramal leste-oeste. A solução mais correta seria a ocupação do solo de maneira mais coerente. Em outras palavras, levar empregos para a Zona Leste, e evitar que o trabalhador tenha que se deslocar do bairro para o Centro, devolvendo ao munícipe qualidade de vida. Existem projetos no âmbito municipal.
Mas, de acordo com o consultor em engenharia de transportes, Horácio Augusto Figueira, em reportagem no jornal O Estado de São Paulo, a transformação da faixa reversível, hoje para o transporte individual da Radial Leste, em corredor de ônibus pode aliviar 25% da demanda do metrô. Esta seria uma alternativa a curto prazo e de fácil implementação.
A médio prazo, além da construção do BRT que é promessa de campanha do prefeito Fernando Haddad, o consultor conta que a modernização da CPTM deve continuar. Mas, este processo anda em “velocidade reduzida e maior tempo de parada”: A CPTM não cumpriu o prazo da troca da sinalização nos seus ramais, incluindo o Expresso Leste, e nem inseriu os 9 novos trens da série 9000 no eixo Luz-Guaianazes. A Linha 11-Coral corre grande parte do seu trajeto ao lado da linha 3 do Metrô, e com projetos de levá-la para a Barra Funda, ajudaria muito a desafogar a linha vermelha.
“A Linha 3-Vermelha opera muito acima do limite do transporte humano sob o ponto de vista da dignidade. É uma linha muito eficiente, mas é a mais carregada do mundo e não há previsão de diminuição desta demanda. A solução não está dentro dos muros do metrô” – defende o consultor.
Voltando a falar sobre a faixa reversível na Radial Leste, que hoje atende ao carro, poderiam ser usados ônibus biarticulados expressos entre o Centro e a Zona Leste. De acordo com publicação do Blog Ponto de Ônibus, do jornalista Adamo Bazani, se 150 veículos forem ofertados por hora por sentido nesse trajeto, com uma ocupação média de 150 pessoas em cada um, seriam transportados 22,5 mil passageiros por hora em um sentido – cerca de 25% da demanda do metrô.
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