No PR, município licita empresa para elaborar Plano de Mobilidade

Exigência legal, plano de mobilidade urbana em Campo Mourão trará soluções ao sistema viário, transporte público, ciclovias e circulação/acessibilidade de pedestres

Notícias
 

Fonte: Tá Sabendo?  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 05 de fevereiro de 2014

Município no Paraná prepara Plano de Mobilidade

Município do Paraná licita Plano de Mobilidade

créditos: Prefeitura de Campo Mourão

 

Uma licitação na modalidade de tomada de preços vai definir, a partir de segunda-feira (10), a empresa que fará a prestação de serviços para elaboração de Plano Municipal de Mobilidade Urbana em Campo Mourão, no Paraná. 

 

Várias empresas já retiraram o edital na Prefeitura e a abertura dos envelopes será às 9 horas. Pelo edital o valor máximo que o município se propõe a pagar para a empresa vencedora é de R$ 147 mil, e os trabalhos devem ser concluídos em no máximo 120 dias.

 

O Plano Municipal de Mobilidade Urbana é exigência do governo federal para municípios de mais de 20 mil habitantes. Com o Plano será possível definir como deve funcionar o sistema viário, a circulação de veículos e pessoas, bem como o transporte coletivo, a acessibilidade, ciclovias e outros tipos de transportes alternativos, preparando a cidade para o crescimento.

 

A elaboração do Plano Municipal é fundamental para dar critérios e amparo a outras duas licitações importantes que a administração municipal lança no próximo mês, que são para contratação de empresa de Transporte Coletivo Urbano e Transporte Escolar.

 

“Este Plano cumpre a legislação federal que também tem exigido dos municípios, Plano Diretor, de resíduos Sólidos e de Saneamento, entre outros, e será muito importante para o desenvolvimento da cidade e a captação de recursos para novos investimentos em áreas essenciais”, explica Rogério Tonet, secretário de Planejamento.

 

Leia também:

Obras de mobilidade ampliam orçamento de Curitiba

Especialista defende criação de órgão nacional para a mobilidade urbana

Comentários

danaê - 24 de Novembro de 2015 às 20:46 Positivo 0 Negativo 0

120 dias é a média de duração da pesquisa origem destino domiciliar, que é apenas UMA das pesquisas que devem constar no Plano. Elaborar um Plano de Mobilidade nesse prazo é uma piada: será só mais um papel, na gaveta da prefeitura.

Clique aqui e deixe seu comentário