Hoje, a obra – importante ligação entre o centro e as zonas leste e oeste de São Paulo - é fechada aos carros aos domingos, feriados e entre 21h30 e 6h durante a semana.
Além de incluir o sábado, a proposta prevê antecipar o fechamento à noite e postergá-lo de manhã, ambos em 30 minutos.
O projeto, encabeçado pelos vereadores Nabil Bonduki (PT), Police Neto (PSD) e Toninho Vespoli (PSOL), será apresentado nesta semana na Câmara Municipal, quando a casa volta do recesso legislativo.
Se aceita em votação, passará pela sanção do prefeito Fernando Haddad (PT). Desde 1996, uma lei – de autoria de José Eduardo Cardozo, hoje ministro da Justiça e na época vereador – determina os horários e dias em que o local permanece fechado.
Passeata
No último dia 25, moradores do bairro de Santa Cecília, no centro, fizeram uma passeata pedindo a reforma na lei. O ato foi organizado pela associação Parque Minhocão, que luta pela criação do espaço de recreação no elevado. "Ganhar o sábado já seria um grande avanço", disse Athos Comolatti, membro da entidade.
Nos períodos livres de carros, o Minhocão vira uma grande área de lazer: é comum encontrar moradores andando, pedalando ou brincando na estrutura que mede 2,8 km.
"Ele se transformou numa área de recreação importante para a população. Quanto mais ficar aberto [ao lazer], melhor", diz Bonduki (PT), um dos autores da proposta.
Implosão
No fundo, a ideia do projeto, dizem os vereadores, é preparar o terreno para que a estrutura, inaugurada há 43 anos, seja definitivamente desativada no futuro.
A partir daí existem duas opções: implodi-lo ou transformá-lo em um parque elevado.
"Gradativamente, vamos diminuir a presença do carro [no Minhocão]. Você tira o sábado agora, depois vai aumentando os horários de restrição na semana até fechá-lo completamente", diz Police Neto.
Segundo o vereador, o "momento da cidade" propicia uma discussão sobre o fechamento do local. "Não há mais aquele espírito de que tudo deve ser feito pelo carro. Mais do que nunca, as pessoas querem áreas de lazer."
Para o especialista em engenharia urbana Luiz Célio Bottura, fechar o Minhocão aos sábados é uma ideia viável."Não é o dia mais pesado no trânsito. A princípio, acho que não atrapalharia os motoristas."
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), em nota, informa que ainda não possui um estudo sobre o impacto que a medida causaria ao trânsito, mas ressalta: "O fluxo de veículos que circulam na cidade no sábado também é intenso."
Leia também:
Intervenção urbana leva piscina olímpica para o Minhocão
Ciclofaixa do Centro de SP é interligada ao Minhocão
Parque suspenso em NY faz SP sonhar com transformação do Minhocão