Calçadas viram ciclovias (ruins) em Belém

Em projeto polêmico, prefeitura de Belém asfalta a via para pedestres, com o intuito de criar uma "calçada compartilhada" com ciclistas

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Fonte: Diário Online  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 04 de fevereiro de 2014

Ciclovias farão parte da

Ciclovias farão parte da "calçada compartilhada"

créditos: Iris Soares/Internauta

 

O asfaltamento das calçadas na avenida Almirante Barroso, em Belém, pegou a população de surpresa. Alguns pedestres que circulam pela via olham com estranheza para a obra que dará origem a "calçada compartilhada", como é chamada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

 

A calçada será utilizada como ciclovia e ficará lado a lado de onde os pedestres também circularão. A obra ainda está em andamento, mas alguns internautas já levantam questionamentos sobre sua utilização. Uma delas é sobre o espaçamento mínimo de 1,5 metro até o meio-fio, que será usado pelos pedestres.

 

Iris Soares publicou imagens da obra em seu perfil no Facebook, que mostra um pequeno espaço entre as paredes das casas e o novo asfalto. A obra abrange a calçada a partir da avenida Tavares Bastos.

 

Calçadas são asfaltadas para virar ciclovia na Almirante Barroso. Ciclistas vão dividir a pista até com orelhões (Foto: Iris Soares/Facebook)

 

Vários obstáculos ainda são vistos no meio da nova ciclovia, como semáforos e telefones públicos, o que impede o tráfego desses ciclistas.

 

"A ciclovia não possui as mínimas condições de trafegabilidade. Postes, irregularidades, pedestres, bueiros e até um telefone público se encontram no caminho. Não houve a mínima pesquisa para saber que a faixa deve passar por trás do ponto de ônibus, para não provocar acidentes entre ciclistas e pedestres", reclama o membro do Movimento Bicicletada Belém, Murilo Rodrigues.

 

"O que parece é que a prefeitura está fazendo tudo às pressas para 'cumprir algo'. Uma obra dessa magnitude deveria ser muito bem planejada", disse o internauta Rafael Tolosa. "Deve ser pensado também que a avenida não é utilizada somente por ônibus e carros particulares, mas por toda a população, como pedestres e ciclistas também".

 

A Semob informou ao DOL que a calçada compartilhada é um recurso muito utilizado para garantir espaço seguro a ciclistas, onde a via não permite ciclofaixa na pista, e que ainda não está pronta. "Ainda está sendo concluída e não recebeu sinalização", disse a Superintendência através de nota.

 

Sobre o espaçamento, a Semob garante 2 metros de ciclofaixa e, em média, 1,5 metro de calçada para pedestre. "Há trechos em que esta largura da calçada é ainda maior", informou. As fotos causam dúvida sobre o que diz a Semob.

 

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