Governo assina consultoria para construção do BRT de Belém

Acordo foi assinado com consórcio de empresas do Brasil e Japão. Expectativa é transportar 48 mil pessoas em horários de pico

Notícias
 

Fonte: G1 PA  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 04 de fevereiro de 2014

BRT deve transportar 48 mil pessoas na hora de pic

BRT deve transportar 48 mil pessoas na hora de pico

créditos: Divulgação/Comus

 

O governo do Pará assinou nesta segunda-feira (3) o contrato com a Troncal Belém, consórcio binacional feito por quatro empresas brasileiras e japonesas que foi vencedor do processo de licitação para a consultoria do projeto Bus Rapid Transit (BRT), que irá integrar a região metropolitana da capital.

 

A Troncal Belém é composta pelas empresas Concremat Engenharia e Tecnologia S. A., Vetec Engenharia Ltda., Engenharia Ltda., Yachiyo Engineering Co., Ltd.-Yec e Chodai Co., Ltd.. O grupo terá a responsabilidade de elaborar estudos e projetos executivos para a implantação do sistema do BRT.

 

“Estamos felizes em poder fazer parte de um projeto desse porte que beneficiará a Região Metropolitana de Belém. Vamos trabalhar para que a obra seja implementada da melhor forma possível e atenda aos anseios da sociedade. Vamos dar o melhor das empresas para isso”, disse Arthur Sousa, representante do consórcio vencedor.

 

Segundo o governo, a iniciativa do BRT faz parte do projeto Ação Metrópole, e só foi possível graças a uma parceria técnica com a Agência de Cooperação Internacional Japonesa (Jica), iniciada nos anos 90, quando começaram os estudos sobre mobilidade urbana em Belém.

 

A expectativa é que, com a conclusão do BRT, o sistema opere em Belém com ônibus de 20 metros e capacidade para 200 passageiros, dobrando a quantidade de pessoas transportadas no corredor da rodovia BR-316, chegando a atender 48 mil pessoas em horários de pico.

 

Leia também:

Veja as linhas de ônibus da Grande Belém que vão circular no BRT

Protesto pede criação de ciclovias e melhor sinalização em Belém

Pesquisadora fala sobre problemas nas obras do BRT de Belém

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário