Campanha "Pedestre, eu cuido" perdeu a força em Campo Grande (MS)

O número de vítimas fatais no trânsito de Campo Grande, no período entre 2011 e 2013, permaneceu praticamente inalterado

Notícias
 

Fonte: Correio do Estado  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 29 de janeiro de 2014

Segundo o Detran, a campanha

Segundo o Detran, a campanha "esfriou"

créditos: Bruno Henrique

 

Na capital sul-mato-grossense foram nove mortes por atropelamento em 2012 e 2013, contra oito em 2011, totalizando 26 no período. Em novembro de 2011 começou na Capital a campanha “Pedestre, eu cuido”, que segundo autoridades de trânsito, precisa ser fortalecida.

 

No ano passado, o projeto encabeçado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) “esfriou”, já que a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), que é parceira, alegou estar sem recursos para fazer a pintura e sinalização das faixas de pedestres. Isso impediu a continuidade da campanha por cerca de cinco meses. O Detran já autorizou a retomada do projeto para este ano e ainda prevê ter de arcar com a sinalização da cidade.

 

Para se ter uma ideia dos resultados positivos da campanha, entre 2011 e 2013, caiu de 461 para 338 a quantidade de atropelamentos de pedestres nas ruas de Campo Grande. A redução é de quase 27% em dois anos. Outro saldo é a queda de 40,5% no número de ocorrência de condutores que avançam sobre os pedestres nas faixas. A infração leva o nome de “Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando”, que era de 37 em 2011 e passou para 22 no ano passado.

 

Para o comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Jonildo Theodoro, já é possível verificar muitos avanços no comportamento de condutores e pedestres, desde que a campanha começou. “Com certeza, antes dessa campanha, a gente não via o respeito ao pedestre. Já evoluímos bastante, mas faltam mais campanhas”, sustentou.

 

Leia também:

Em Campo Grande, prefeitura não pode cobrar 'taxa da calçada'

Campanha "Pedestre, eu Cuido!" autua 373 condutores em 2012

Mesmo com campanha, Campo Grande tem 200 atropelamentos em 2012

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário