Estudantes do renomado Programa de Telecomunicações Interativas (IPT) da Universidade de Nova York (NYU) estavam estudando uma forma de fazer com que os sinais de rua fossem mais humanos, ajudando as pessoas a se sentirem mais conectadas com sua cidade e com os outros habitantes.
Para uma experiência divertida e compartilhada, personificar objetos comuns da cidade foi o que deu forma ao projeto Pop Pop, “a living pedestrian signal”, que está em ação em Manhattan.
São duas telas, parecendo com as típicas caixas de sinais de trânsito de Nova York, que rodam mensagens personalizadas, baseadas nas condições de interações do momento.
Assim, se o Pop Pop está feliz com as condições da via, ele mostrará mensagens como “Today is a great day – smile!”, “NYC is a lovely city with you in it” e “Have a fun day cause you’re awesome”.
Mas se está se sentindo estressado e pra baixo com tanto caos e trânsito, espere ler coisas como “Come on folks, no jaywalking please!“, “Please be safe NYC” e “Be safe. Look up from your phone”.
Os sentimentos do Pop Pop possuem diversas fontes. A cada cinco minutos, o sistema usa o site crowdsourcing Mechanical Turk para analisar em live feed o que está se passando nas ruas da cidade, o número de pedestres, o trânsito, etc. Além disso, o sistema também é alimentado com dados do tempo, notícias e estatísticas de crime atualizadas.
Por enquanto, Pop Pop ainda é um experimento. Mas é o sucesso de projetos como esse que levam o design urbano a um novo patamar, onde o foco está tanto no bem estar como em uma infraestrutura funcional.
O resultado, enfim, é uma cidade mais viva e conectada do que nunca.
Leia também:
Vamos reinventar a cidade
Times Square, em NY, amplia praças tirando carros das vias
Usuários de metrô pagarão passagens com o celular em Nova York