No Dia Mundial sem Carro, quem deu o exemplo foi o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que seguiu de bicicleta para cumprir todas suas atividades agendadas do dia. Às 6h, saiu de sua residência, localizada no bairro Treze de Julho, e foi até o Centro da cidade para inaugurar a terceira edição do projeto Rua Viva – momento de lazer e prestação de serviços que envolve diversas secretarias municipais, transformando vias em locais livres para mobilidade. “Hoje o carro não funciona”, atesta.
As ruas do entorno da Praça General Valadão viraram passarela de flores e paisagismo onde a dança, música e arte encontraram espaço para fomentar a discussão que o momento proporciona. Até esta sexta-feira, 23, o ambiente serve de reflexão aos cidadãos aracajuanos quanto à importância de se alcançar a mobilidade sustentável.
O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Antonio Samarone, acompanhou o Edvaldo Nogueira no trajeto de bicicleta. O prefeito seguiu para o centro administrativo da Prefeitura Municipal de Aracaju também pedalando e fez demais percursos da mesma forma: sustentável. “Priorizamos a qualidade de vida da população. E em homenagem ao Dia Mundial sem Carro, meu gesto é simbólico para que as pessoas percebam como é bom utilizar um meio alternativo de transporte. A cidade fica até mais bonita”, conta.
No sábado e domingo, a ideia permanece em conjunto com a Semana Nacional do Trânsito, mudando o nome do projeto e o local. A Avenida Beira Mar, no trecho entre Anízio Azevedo e Francisco Porto, servirá de espaço para a realização de mais uma Rua de Lazer. Com o conceito semelhante, também é aberto à comunidade que se dirige ao ambiente agradável para praticar esportes, apreciar a natureza, ter facilidade de locomoção e, ainda, realizar aferição de pressão, ganhar mudas de plantas e refletir sobre a mobilidade.