A expectativa dos usuários do sistema de transporte público de como será a circulação dos ônibus do modelo BRT (Bus Rapid Transit) acabará na primeira semana de abril. Esse é o prazo estipulado para o início dos testes operacionais dos veículos, já com a utilização pela população e o funcionamento das estações erguidas na Avenida Caxangá. Inicialmente, serão testadas todas as linhas que sairão do Terminal Integrado de Passageiros da 3º perimetral, nas proximidades do Hospital Getúlio Vargas.
´
Em seguida, após a conclusão do TI da 4º Perimetral, no cruzamento da avenida com a BR-101, os testes serão expandidos. Ambos estão ainda em construção e deverão ficar prontos em março e abril, respectivamente.
Os veículos de BRT chegarão ao Recife até o fim de março, data também prevista para a conclusão de todas as obras do corredor Leste/Oeste, incluindo o túnel da abolição e o elevado Bom Pastor. Os ônibus irão circular nos finais de semana, saindo da Caxangá até a Avenida Guararapes, no Centro, e deverão obedecer a um intervalo médio de 3 a 5 minutos entre eles. Um painel de LED, dentro das estações, irá informar aos passageiros o horário dos veículos. Toda a etapa experimental será concluída até o dia 15 de maio, data determinada pela Fifa para a realização do evento teste e avaliação de todos os equipamentos de mobilidade para a Copa do Mundo. Inicialmente, o corredor Leste/Oeste estava com as obras previstas para dezembro do ano passado.
“Vamos começar os testes de forma gradual, para causar o menor transtorno possível ao trânsito da Caxangá”, explicou o secretário das Cidades do estado, Danilo Cabral. Das 16 plataformas, 13 estão com a estrutura concluída e em fase de acabamento. A estação localizada no Derby também já teve a estrutura finalizada e está na fase do revestimento. A do Bom Pastor, que contará com elevadores e escada rolante, será concluída em abril, após a finalização do elevado. O mesmo prazo foi dado para a da Benfica, que aguarda o alargamento das duas faixas de rolamento da via.
As estações que a população poderá testar terão 111,34 metros quadrados, rampas, ar-condicionado, piso metálico e esquadrias de vidro temperado. “Devolveremos à população meia hora de deslocamento de ida e mais meia hora de volta quando todo o corredor, até Camaragibe, estiver pronto”, afirmou Cabral.
Leia também:
Vereadores anulam implantação de BRT em Caruaru
Recife ganhará nova faixa exclusiva para ônibus
Tempo de espera metrô/ônibus compromete integração no Recife