A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) assinou a ordem de serviço para o início dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a criação do trem Brasília (DF) – Luziânia (GO).
Em um período de dez meses, as empresas Vetec Engenharia e Oficina Engenharia Consultores Associados vão elaborar o estudo de viabilidade para a construção do trem. O Governo Federal, por meio da Sudeco, financiará a iniciativa no valor de R$ 1,8 milhão.
No primeiro mês de trabalho, serão executados o diagnóstico, a caracterização do sistema de transporte e a concepção técnica e operacional do serviço.
O diagnóstico deverá abranger a caracterização da área; o levantamento de interferências ambientais e de bens tombados; as análises de estudos, dados e antecedentes disponíveis. A caracterização conterá a análise de integração entre modos e condicionantes e o detalhamento da estrutura ferroviária existente.
O serviço de transporte ferroviário de passageiros a ser estudado considera predominantemente a faixa de domínio do trecho ferroviário que se situa entre Luziânia (GO), na Região Metropolitana do Distrito Federal, e a antiga Rodoferroviária, com extensão aproximada de 70 quilômetros.
Assinatura
O Jornal de Brasília mostrou em 20 de dezembro do ano passado que o contrato com as empresas que farão o estudo foi assinado. Na ocasião, o diretor-superintendente substituto da Sudeco, Cleber Ávila explicou que o objetivo do projeto “é melhorar o trânsito na região entorno sul do DF, que abriga aproximadamente 500 mil habitantes”.
Se o projeto for adiante, o trem deve atravessar o trecho de Goiás ao DF em apenas 50 minutos. O custo total da obra só será calculado depois que todo o estudo, dividido em duas partes, for concluído.
Leia também:
Brasília continua a ser uma cidade para o carro, conclui artigo
Trem de passageiros da ferrovia que liga ES a MG é modernizado
Campos (RJ) deve utilizar ferrovia para transporte de passageiros